Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 14:34

Bem-estar

Ácaros provocam alergias e podem causar doenças

Ácaro | 00/00/0000 00h 00min

O ácaro é um ser microscópio, que não é visto a olho nu, e encontra-se na poeira e se alimenta de descamação da pele humana, sendo o principal desencadeador das alergias respiratórias  como rinites, faringites e laringites alérgicas e asma brônquica. Em uma residência não limpa adequadamente podem ser encontrados milhões de ácaros. Por isso é importante que se mantenha os ambientes secos e arejados.  Deixe a luz do sol entrar nos quartos e limpe toda residência, móveis e assoalho com aspirador de pó com filtro ou pano úmido. Não use vassoura, espanador ou pano seco.
 
Para diminuir a incidência dos ácaros, retire dos dormitórios tapetes, carpetes, acolchoados, almofadas, bichos de pelúcia e tudo que possa reter poeira, pois os ácaros vivem de pó. Revista o travesseiro e o colchão com material plástico. Troque o colchão a cada oito anos no máximo e o travesseiro a cada seis anos, para evitar que eles se transformem em “ninhos” dos ácaros. Estima-se que 10% do peso de um travesseiro corresponde a ácaros e fezes dos mesmos após cinco ou seis anos de uso.
 
Evite também usar roupas guardadas por muito tempo por estarem mofadas ou empoeiradas. O ideal é expor a cada 15 dias as roupas ao sol. Jamais use pastilhas anti mofo. Não fume e nem deixe ninguém fumar em sua casa. Na limpeza do banheiro, cozinha e piscina tenha cuidado com produtos que contenham cloro, pois este piora a rinite alérgica. Evite cobertores de lã; prefira os edredons de nylon, caso sinta frio. 
 
Se a pessoa for alérgica, troque as roupas de cama pelo menos três vezes por semana, já que os resíduos da pele humana que descama são o alimento dos ácaros. Limpe semanalmente o filtro do ar condicionado e coloque toalha molhada ou vasilha de água para evitar o ressecamento do ambiente. Evite aplicar inseticidas, inclusive os chamados aspirais ou mesmo spray, cera, gasolina, querosene e fumaça em geral. Nunca use medicamento sem o consentimento dos médicos. Avise ser alérgico ao se consultar.
 
Dr. Felippe A. B. Aguiar
Otorrinolaringologista
CRM 3321/MT
Especialista com Residência Médica no HSE do Rio de Janeiro
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.