Bem Vindo à Agência da Saúde - 22 de Agosto de 2019 - 09:17

Bem-estar

Acupuntura: os benefícios da terapia com agulhas

Saúde | 02/07/2019 10h 38min

Recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde, a acupuntura integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC, e sua história remete há mais de 2 mil anos.

No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.

 

Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de determinados pontos no corpo. A inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro.

 

Essas substâncias alteram a experiência da dor ou desencadeiam a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciarão o próprio sistema de regulação interna do corpo. O equilíbrio energético e bioquímico produzido pela acupuntura estimula as habilidades naturais de cura do corpo e ajuda a promover o bem-estar físico e emocional.

 

 BENEFÍCIOS

Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.

 

A acupuntura também é usada na medicina veterinária em gatos, cães e cavalos, por exemplo.

 

A técnica também pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade, depressão, insônia, impotência, alterações menstruais ou hormonais e problemas imunológicos.

Fonte:   Agência da Saúde / Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.