Bem Vindo à Agência da Saúde - 26 de Novembro de 2020 - 00:28

Bem-estar

Alongamento ajuda a diminuir os efeitos da câimbra

Câimbra | 08/04/2017 10h 31min

As câimbras surgem quando nós menos esperamos. Aquela dorzinha desagradável vai contraindo os músculos e você, de repente, tem a sensação de que está perdendo os movimentos da parte afetada. Alguns truques podem amenizar os seus efeitos, como por exemplo, massagear lentamente o local dolorido e só depois iniciar um alongamento bem suave para não lesionar o músculo.

Os pés são a área do corpo que mais dão câimbra. Quando a câimbra for no dedo do pé, uma das dicas é dobrar o dedo afetado para baixo, como se o estivesse enrolando e manter esta posição por alguns segundos, até a dor passar. Quando o músculo soltar-se espontaneamente, deve-se realizar uma pequena massagem no local dolorido e então realizar um alongamento suave. Para o alongamento para puxar o dedo da direção contrária à câimbra.

É importante só realizar o alongamento depois que a câimbra já tiver passado para evitar maiores danos musculares. Para evitar a câimbra recomenda-se investir no consumo de alimentos como castanha do Pará, amendoim, aveia e banana,  pois estes alimentos são ricos em tiamina, uma vitamina importante para a preservação muscular. Além disso, recomenda-se alongar os músculos envolvidos na atividade física antes e depois dos exercícios e ingerir líquidos durante o exercício.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.