Bem Vindo à Agência da Saúde - 25 de Novembro de 2020 - 23:24

Bem-estar

Alongamento melhora a flexibilidade e a qualidade de vida

Alongamento | 00/00/0000 00h 00min

Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos faz bem à saúde e que melhora a qualidade de vida. Porém, muita gente desconhece a importância dos alongamentos antes de iniciar as atividades.  Os alongamentos são exercícios que aumentam a  flexibilidade muscular e promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. 

Estudos mostram que os exercícios de alongamento devem sempre fazer parte da rotina de todas as pessoas e, sobretudo, daquelas que praticam qualquer atividade física. É preciso criar o hábito de fazer alongamento antes e depois da prática do esporte. O principal efeito dos exercícios de alongamentos é o aumento da flexibilidade. Quanto mais alongado um músculo, maior será a sua flexibilidade. 
 
Os exercícios de alongamento são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões durante o decorrer da atividade física.  O alongamento é importantíssimo para o aquecimento e relaxamento dos músculos, a fim de melhorar o condicionamento físico.
 
Os benefícios são muitos, entre os quais, podemos citar: redução de tensões musculares; relaxamento; benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis; aumento do arco de maleabilidade; prevenção de lesões; facilita atividades de desgaste como, por exemplo, corrida, tênis, natação, ciclismo etc., ativa a circulação; ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo; ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, além de desenvolver a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada.

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.