Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 01:18

Bem-estar

Ansiedade: a psicóloga Leila Márcia dos Santos explica sobre esta temida doença

Psicologia | 02/05/2018 08h 41min

Leila Marcia dos Santos Silva I CRP 18/03236 I Psicologa Clinica Abordagem Terapia Cognitiva Comportamental

Para iniciar a conversa de hoje, quero falar sobre ansiedade. Ainda que este tema já venha sendo muito comentado, quero ajudar você a pensar melhor sobre as atitudes do seu cotidiano e que impactam na sua vida com este transtorno.

Acredito que não seja a falta de informações sobre o transtorno. Observo nos atendimentos que faço no consultório, que pessoas me procuram apresentando sintomas emocionais e físicos relacionados a ansiedade, o que fere em grande parte o comprometimento na vida familiar e profissional.

Falar sobre esse tema é de suma importância, pois muitos chegam ao consultório com diagnósticos próprios, elaborados através de pesquisas na internet. Esse tipo de atitude é prejudicial, tendo em vista que, por atrasar a procura de ajuda de um profissional e o tratamento adequado, pode trazer grave comprometimento a sua saúde, levando ainda a um profundo agravamento dos sintomas.

Muitos de nós já experimentamos sentimentos de ansiedade ao longo de nossas vidas. Estes sentimentos podem variar de uma leve sensação de desconforto para um pânico ou de um Transtorno de Ansiedade Generalizado (TAG). Depende da pessoa e da situação, mas quando traz sintomas que prejudicam a sua vida diária, é importante procurar ajuda de profissionais da área da saúde mental para uma avaliação.

Uma ansiedade normal pode até motivar ou incentivar a manter o foco em algo que deseja realizar como: metas e conquistas, mas nem toda ansiedade pode trazer sentimentos e reações negativas.

 

A ansiedade é uma Doença?

Ansiedade é uma doença sim, está incluída na Classificação Internacional de Doenças e problemas relacionados à saúde (CID) assim como qualquer doença visível.

Ansiedade é um transtorno que, mesmo se falando muito sobre este assunto, vejo que ainda existe preconceito em relação a procurar  um psicólogo ou um psiquiatra. A ansiedade é uma doença psicossomática, que tem origem emocional e orgânica, e, independente de sua origem, afeta tanto o corpo quanto a mente.

Então é preciso estar em alerta a alguns sintomas que podem sinalizar a ansiedade e como a depressão. Alguns sintomas podem estar associados a ansiedade como: não  dormir bem, não comer nem produzir   direito, queda da autoestima, aumento da angústia e frustações.

 

As Crianças podem sentir ansiedade? Como se manifesta? O que fazer?

A ansiedade infantil pode manifestar-se desde os primeiros anos de vida, se ela for insegura ou se estiver diante de uma situação nova e não saber lidar com isso.

Observo que as crianças que chegam para uma avaliação apresentam sintomas de ansiedade, quando os pais mudam de casa, mudam de escola, ou quando acontece alguma perda ou morre um ente querido. Diante dessas situações, os pais devem ficar atentos ao comportamento da criança, se ela está apresentando sintomas como:

Choro frequente e inquietação apresentando-se insegura e dependência dos pais.

Medo em excesso. Sentir medo é normal, mas se for em excesso os pais têm estar atentos a isso.

Estar inquieta e sempre precisar de um adulto para estar com ela.

Apresentar estresse.

Voltar a chupar dedo ou fazer xixi na cama.

Desenvolver problemas na fala, que muitas vezes são confundidas por    birras.

Podem apresentar sintomas físicos como dores de cabeça,

Dores no estomago, tensão muscular ou cansaço.

 

Como ajudar a criança a controlar a ansiedade?

Os pais e cuidadores devem estar atentos com os sintomas, ajudando a se sentir seguras e amparadas, amadas e integradas. Portanto, é importante uma intervenção multidisciplinar com especialista em saúde mental infantil junto com psicólogos, pediatras, pais, cuidadores, professores.

 

Na adolescência do meu filho quais as consequências desse mal?

Na adolescência é muito comum os adolescente apresentarem sintomas de ansiedade, até mesmo sofrerem de ansiedade extrema. Para os adolescentes tudo para eles é muito intenso e precisa de orientação para conseguir lidar com problemas de colégio e de crescimento pessoal. E com o excesso de uso das mídias sociais os adolescentes entram muitas vezes em mundos.

 

Psicoterapia é a solução?

A terapia contribuirá para que você aprenda a lidar com a sua ansiedade. É necessário para que haja a ressignificação dos sentidos dos acontecimentos da sua vida. Com a ajuda multidisciplinar de vários profissionais permite o controle da sua ansiedade, fazendo com que  você aprenda a lidar com acontecimentos da sua vida de forma mais eficaz, com cautela e prudência. A ansiedade pode desencadear outros transtornos psicológicos como Síndrome do Pânico, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Sintomas de taquicardia, respiração ofegante, tonteiras e mãos suadas são os sintomas físicos mais comuns. É importante ter um acompanhamento com profissional da saúde mental   e psicoterapia com psicólogos.

 

Leila Márcia dos Santos  Silva
CRP 18/03236
Psicóloga Clínica Abordagem  Terapia Cognitiva Comportamental 


 

Fonte:   Material originalmente publicado na Revista Saúde

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.