Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 21:30

Bem-estar

Ansiedade: um problema que afeta cada vez mais pessoas

Ansiedade | 00/00/0000 00h 00min

A ansiedade já faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. São inúmeros os motivos para nos deixar ansiosas e apreensivas, impossibilitando um relaxamento por completo. Os especialistas consideram a ansiedade como uma reação normal do organismo. Porém, quando passa a prejudicar o nosso cotidiano, aí sim, é necessária a ajuda de um profissional.
 
A ansiedade está muito próxima do medo. A diferença entre os dois está no fato de que o medo tem um fator real e palpável enquanto a ansiedade possui características mais subjetivas. A maior característica da ansiedade é a excitação, aceleração do pensamento que na maioria das vezes causa confusão mental e aumento da sensação de perigo e uma incapacidade de se livrar dele.
 
Para controlar a ansiedade deve-se evitar pensamentos impróprios e ter sempre pensamentos positivos, outras dicas úteis para controlar a ansiedade são:
 
Dormir 8 horas por noite, pois uma boa noite de sono, relaxa a mente e os músculos do corpo, que tendem a ficar tensos quando a ansiedade se instala.
 
Alimentar-se de forma adequada evitando alimentos estimulantes à base de cafeína como chocolate, café, coca-cola e chá preto.
 
Fazer refeições leves, investindo no consumo de frutas, legumes e cereais.
 
Praticar atividade física de forma regular,  pois ela produz endorfinas que ajudam na sensação de bem-estar físico e emocional.
 
Usar a técnica de controle da respiração, inspirando profundamente e expirando de forma lenta.
 
Evitar cigarro e bebidas alcoólicas, pois eles colaboram para o estresse e para a ansiedade.
 
Optar por locais calmos e silenciosos, onde é possível relaxar um pouco e organizar os pensamentos.
 
Tomar chás calmantes como o de maracujá,  pois eles possuem propriedades sedativas que vão melhorar o funcionamento do sistema nervoso, combatendo o estresse e a ansiedade. Outra boa dica é anotar num papel tudo aquilo que está causando ansiedade e o que você pode fazer para solucionar esta questão e tomar as medidas necessárias. A ansiedade deve ser investigada por um médico que poderá receitar medicamentos ou encaminhar a pessoa ao psicólogo. 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.