Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 21:31

Bem-estar

Beba muita água!

Bem-estar | 10/10/2016 08h 57min

Fonte da vida: O consumo de água é vital para o funcionamento do nosso organismo. O Ministério da Saúde recomenda bebermos um copo por hora (200 ml), para que o corpo fique sempre hidratado.

 Mudança de hábitos: Algumas medidas simples em nosso dia a dia podem ajudar no maior consumo de água. No trabalho, por exemplo, deixe sempre uma garrafinha bem visível na mesa para não esquecer.

Fique atento: Acerte o alarme do relógio ou do celular para sempre lembrar o momento de se hidratar. A correria do dia a dia é um dos maiores motivos do pouco consumo de água.

 No avião: Quem viaja muito de avião precisa também ter bastante cuidado com a hidratação, principalmente em voos mais longos, onde a pressurização das cabines é maior.

Outras opções: Se você não gosta ou não consegue ingerir água o tempo todo, uma boa alternativa é inserí-la durante as refeições, através de alimentos ricos no líquido. Dê preferência às frutas, legumes e vegetais. Sucos naturais e chás também são fontes de hidratação.

Muito se fala sobre a importância de bebermos bastante água diariamente, não é? Mas, ainda assim, muita gente esquece, durante a correria cotidiana, de tomar a quantidade correta que necessitamos para a saúde. Primeiramente, devemos compreender que a água compõe cerca de 60% da nossa composição corporal, sendo determinante para as funções vitais do organismo. Por isso, vamos apresentar aqui, quatro dicas da dieta funcional para sempre nos mantermos bem hidratados em nossa alimentação!

O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 2,5 litros de água ao dia. Se dividirmos essa quantidade por 12 horas, a orientação é beber um copo do líquido por hora (200 ml). "No dia a dia perdemos líquidos sem perceber, na transpiração, nas fezes, na urina e precisamos repor os líquidos perdidos, não só no verão ou em dias mais quentes, como também se alimentar bem no inverno e nos dias mais secos. Normalmente calculamos 35 ml de líquido por kg de peso por dia. Por exemplo, uma pessoa com 60 kg precisará de 2100 ml/dia de líquidos em geral", disse a nutricionista Adriana Lúcia van-Erven Ávila.

Mas, se você ingere menos que isso, calma! Simples e práticos hábitos podem ser facilmente incorporados no cotidiano para aumentar o seu consumo. Veja dicas para não esquecer de se hidratar e conseguir beber mais água!

Dicas para se manter a hidratação no dia a dia

– Procure deixar a águam em local bem visível, como na mesa do trabalho, na mochila e/ou no carro, no criado-mudo;

– Coloque um alarme no relógio, no celular ou no computador para lembrar que está na hora de se hidratar;

- Pessoas que costumam viajar de avião devem redobrar o cuidado com a hidratação, principalmente em voos mais longos, devido à pressurização das cabines.

– Quem tem dificuldade em ingerir água, o uso de alimentos ricos no líquido é uma boa opção. Inclua na sua dieta alimentos como frutas, sucos de frutas, verduras e legumes. É uma forma de consumir água sem perceber.

Água tem substitutos? Leia os rótulos!

A Dra. Adriana Lúcia ressalta que é preciso ter cuidado com as águas aromatizadas, que já vem com sabor, pois podem conter açúcar. "A leitura do rótulo se faz obrigatória principalmente para os diabéticos, para quem está acima do peso e/ou com os triglicérides elevados (tipo de gordura no sangue). Outra questão é que algumas águas contêm mais sódio do que outras, sendo que seu consumo deverá ser controlado, pois o excesso de sódio sobrecarrega os rins e descontrola a pressão arterial, principalmente de quem já tem a hipertensão arterial (pressão alta)", enfatizou.

Apesar disso, existem alguns outros substitutos que também podem ser usados para manter uma boa hidratação. Podemos usar água de coco, os chás – de preferência sem açúcar – sucos de fruta natural, leite ou iogurte, vitaminas de frutas e até mesmo as frutas em si como: melão, melancia, abacaxi, morango, kiwi, laranja, tangerina, uva, entre outras. Mas é importante lembrar que a água tem uma vantagem em relação as outras: é a única que não tem caloria.

Fonte:   Conquiste sua vida

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.