Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 09:54

Bem-estar

Benefícios da leitura para a saúde

Leitura | 19/04/2017 16h 45min

Quando foi a última vez que você leu um livro ou um artigo de revista substancial? Com a expansão das redes sociais, há quem centre os hábitos de leitura em atualizações publicadas nestes canais de comunicação. Se você é uma das inúmeras pessoas que não tem como hábito ler regularmente materiais mais extensos, você pode estar deixando de desfrutar de um número significativo de benefícios. Afinal, como dizia o poeta inglês Joseph Addison: “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. Listamos, abaixo, alguns dos principais benefícios da leitura para o ser humano:

 

  • Controle do estresse

Uma obra ou um artigo bem escrito pode transportar o leitor para outro lugar, envolver e distrair, deixando as tensões afastadas e proporcionando relaxamento.

  • Conhecimento

A leitura geralmente traz novas informações, as quais podem ser úteis em situações diárias. Quanto mais conhecimento, mais se está preparado para enfrentar desafios.

  • Expansão do vocabulário

Quanto mais leitura, mais palavras acabam integrando o vocabulário do leitor. Ser articulado e comunicativo é importante em todas as profissões, gera autoconfiança e ajuda a melhorar a autoestima.

  • Estímulo à memória

Ao ler um livro é preciso lembrar uma variedade de personagens e acontecimentos em cada história. Cada nova memória criada pode ajudar a fortalecer as existentes.

  • Melhora do foco e da concentração

Ao dedicar-se à leitura de um livro ou um artigo mais extenso, o foco e a concentração são estimulados, especialmente se não houverem interrupções durante o período.

  • Entretenimento de baixo custo

Ao visitar bibliotecas públicas é possível ter acesso gratuito a obras. Estes locais costumam ter livros sobre uma infinidade de assuntos, todos disponíveis para empréstimo.

  • Habilidades para escrever

Escrever bem é uma habilidade necessária no universo corporativo. Observar a fluidez e os estilos de escrita de outros autores influenciará positivamente na sua forma de escrita.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.