Bem Vindo à Agência da Saúde - 25 de Novembro de 2020 - 23:44

Bem-estar

Cálcio, fundamental para nossa vida

Cálcio | 00/00/0000 00h 00min

Além de participar da formação e manutenção dos ossos e dos dentes, o cálcio é fundamental para o crescimento, atua na coagulação sanguínea, na contração e relaxamento muscular, na transmissão de impulsos nervosos e ainda tem atuação no ritmo cardíaco. Esse mineral torna-se indispensável na alimentação diária, da infância à terceira idade.
 
Existem diversos alimentos que suprem a necessidade diária de cálcio. Entre os quais estão os produtos lácteos, que possuem grande quantidade e apresentam mais facilidade de absorção, em razão da lactose e da vitamina D. Para suprir as necessidades diária de cálcio, um adulto precisaria tomar quatro copos de leite de 200ml – que contém 250mg do mineral. O laticínio é boa fonte de cálcio, porém algumas pessoas não toleram o leite puro, então a alternativa é optar pelos derivados, como queijo, iogurte.
 
Há também outros alimentos com altos teores de cálcio, que podem ser incluídos no cardápio: verduras verde-escuras, gergelim, algas, amêndoas, feijão, leguminosas, marisco, tofu (queijo de soja), ovos e nozes. Mais do que consumir alimentos que são fonte de cálcio, é preciso ingerir aqueles que aumentam a absorção do mineral no organismo. A vitamina D – obtida principalmente por meio da luz solar – auxilia o processo de aproveitamento e fixação do cálcio por meio da regulação dos níveis do mineral na corrente sanguínea. Outra maneira de fixar o cálcio nos ossos é praticando atividades físicas aeróbicas, como caminhada, corrida etc.
 

Fonte:   -Keity Costa

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.