Bem Vindo à Agência da Saúde - 03 de Dezembro de 2020 - 09:20

Bem-estar

Caminhadas ajudam a prevenir doenças do Coração

Exercícios | 00/00/0000 00h 00min

A caminhada é uma atividade física muito importante para a manutenção de uma boa saúde, especialmente para o coração. Estudos mostram que apenas trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a prevenir ataques e problemas do coração. O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma. Leia a seguir as orientações do Ministério da Saúde em relação a prevenção de doenças cardiovasculares.

Vantagens da caminhada 
Apenas trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a: 
- prevenir ataques e problemas do coração;
- controlar a pressão arterial; 
- reduzir os níveis de colesterol; 
- tonificar os músculos e fortalecer os ossos;
- aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida; 
- controlar o peso, melhorar o sono;
- aumentar seu bem estar físico e mental. 
 
Criar o hábito de caminhar: 
- começar devagar, apreciar o que está a sua volta e, gradualmente, estabelecer meia hora de caminhada por dia; 
- usar sapatos e roupas confortáveis; 
- beber um copo de água antes e depois de caminhar;
- evitar caminhadas longas após as refeições; 
- dar passos moderados no início e no final da caminhada; 
- caminhar com outras pessoas pode ser muito mais agradável que caminhar sozinho;
 
Atenção: 
Se você já teve problemas de coração ou qualquer outra doença grave, sentiu dores no peito, tontura ou náusea ao caminhar, procure seu médico! 
 
Mudando hábitos: 
- se você utiliza transporte público, desça um ponto antes e faça o restante do trajeto a pé; 
- se você dirige até o trabalho, caminhe por 15 minutos antes de entrar no carro. Você também pode estacionar a um ou dois quarteirões de distância do seu local de trabalho e caminhar; 
- quando usar o elevador, desça dois andares antes e use as escadas, ou então nem o utilize! 
 
Os 10 mandamentos do coração saudável: 
• Evite fumar; 
• Diga não à obesidade;
• Faça exercícios regularmente; 
• Controle a pressão arterial;
• Escolha bem os alimentos; 
• Controle o colesterol; 
• Reduza o stress do dia a dia; 
• Saiba se é diabético; 
• Não descuide do lazer; 
• Consulte seu médico periodicamente! 
 
IMPORTANTE 
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As  informações disponíveis são meramente educativas.

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

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