Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 07:53

Bem-estar

Cigarro: apague esta fumaça da sua vida

Cigarro | 00/00/0000 00h 00min

Há muitos anos fumar era considerado um símbolo de luxo e satisfação social, sendo este hábito incentivado pela indústria do tabaco através das propagandas, que mostravam homens e mulheres em estilo elegante com um cigarro entre os dedos. Porém, esse tempo já passou. Hoje fumar não é mais chique. Fumar é até uma ofensa não somente a quem consome o produto como também a centenas de milhares de fumantes passivos que são obrigados a inalarem a fumaça tóxica advinda do cigarro. 
 
Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que hoje há aproximadamente  1,1 bilhão de fumantes no mundo. Desse total, 800 milhões estão nos países em desenvolvimento, em torno de 73%. Esse dado alarmante põe em cheque a saúde da humanidade. Muitas pessoas morrem na fase mais produtiva de suas vidas devido ao cigarro. No mundo todo morrem a cada ano cerca de 3,5 milhões de pessoas de doenças relacionadas ao fumo. No Brasil, são estimadas 100 mil mortes ao ano decorrentes do tabagismo. 
 
NÚMEROS QUE ASSUSTAM
A OMS estima que, em 2025, 85% dos fumantes estarão nos países menos desenvolvidos. No Brasil, cerca de 32 milhões de brasileiros são fumantes. O cigarro é hoje o campeão de mortes no mundo. Morrem a cada ano mais pessoas vítimas do consumo de cigarros que a soma das mortes devido à AIDS, violência, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios.  Segundo a OMS, se permanecer a tendência atual, entre 2020 e 2030 serão 10 milhões de mortes a cada ano decorrentes do vício do fumo. No Terceiro Mundo, serão 7 milhões. 
 
No Brasil, assim como nos outros países, 90% dos fumantes começaram a fumar ainda crianças e jovens, induzidos pela publicidade e pelo exemplo de ídolos, pais e amigos. O hábito começa na juventude e a indústria do tabaco sabe disso e age, direcionando as campanhas de publicidade para os jovens, futuros consumidores. 
 
MALEFÍCIOS DO FUMO
As doenças cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer. Apenas 6,7% dos casos de câncer de pulmão não está relacionado ao cigarro, pois 90% ocorre em fumantes, e 3,3% em fumantes passivos (pessoas que apenas convivem com a fumaça do cigarro).  
 
Na maioria das vezes, o cigarro leva à morte por doença coronariana (obstrução das artérias do coração), bronquite e enfisema, câncer no pulmão, outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e colo de útero), e doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral e obstrução na circulação das pernas).
 
Mesmo não levando à morte, este hábito pode causar impotência sexual no homem, Complicações maternas e fetais na gravidez, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias, e trombose vascular; podendo culminar com amputação de extremidades e membros inferiores.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.