Bem Vindo à Agência da Saúde - 03 de Dezembro de 2020 - 10:33

Bem-estar

Como acelerar o seu metabolismo

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

A dica que a maioria das pessoas recebe quando decide perder peso ou melhorar a forma física é de acelerar o metabolismo. Mesmo assim, a falta de informações concretas sobre como fazer isso pode causar confusões que mais atrapalham do que ajudam. Saber como acelerar o metabolismo será fundamental, pois isso realmente contribui bastante para que melhores resultados aconteçam para as pessoas que desejam melhorar a saúde e a aparência do corpo.
 
Os homens possuem geneticamente um metabolismo mais acelerado do que as mulheres, mas ambos precisam criar hábitos que façam com que essa velocidade seja maior para queimar calorias. Como não é possível controlar o gênero sexual que nascemos, é importante aplicar maneiras que fazem com que nosso corpo se mantenha saudável. Se sua aparência melhorar, bom, encare isso como um bônus por adquirir hábitos positivos.
 
Mesmo em repouso nosso corpo constantemente queima calorias, sendo que essa taxa é maior conforme a definição muscular. Um quilo de músculo elimina utiliza cerca de 6 calorias por dias, enquanto um quilo de gordura usa apenas 2 calorias diárias. Dessa forma, a musculação se torna importante para definir o corpo, e também para aumentar os músculos e consequentemente manter o metabolismo funcionando em alta velocidade, sendo que exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou natação podem causar o mesmo efeito ao organismo.
 
O corpo também necessita de água para processar as calorias e, assim, quando você estiver desidratado o metabolismo fica mais lento, o que acontece gradualmente conforme você não ingere líquidos saudáveis. Um estudo concluiu que adultos que bebiam cerca de 8 copos de água por dia queimavam mais calorias do que os que ingeriam menos do que 4 copos. Além de substituir bebidas como refrigerantes pela água, comer frutas como maçã também ajudam a hidratar o organismo.
 
É importante não deixar o organismo “descansar”, pois o metabolismo fica lento entre refeições e, assim, é preciso fazer uma pequena refeição ou lanche a cada 3 a 4 horas. Isso ainda ajuda você a não exagerar na hora do almoço ou jantar. Dê preferência para alimentos temperados com pimenta, por exemplo, que elevam o trabalho do metabolismo. As proteínas também são aliadas, especialmente quando sua fonte for magra como carnes de frango ou peixe.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

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