Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 11:57

Bem-estar

Como gerenciar melhor sua vida e o estresse diário?

Estresse | 04/02/2019 17h 23min

Leonardo Girotto de Oliveira Psic?logo - CRP 14/04474-4 Psicoterapeuta e Life Coach. Formado pela Universidade Estadual de Maring? (UEM). Especialista em Medicina Comportamental com Certifica??o em Gerenciamento de Stress pela International Stress M

Vivemos em um mundo onde as demandas e pressões aumentam cada vez mais, imprimindo em nós um ritmo e uma carga exacerbada de trabalho e buscas de resultados. A todo o momento nos cobramos e somos cobrados a conquistar mais e a manter o que já conquistamos e a estarmos mais preparados, competitivos e vigilantes.

Presenciamos uma corrente de ansiedade e angústia imensa. Nossos dias são passados com uma sensação de apreensão constante, não nos permitindo, muitas vezes, relaxar. Incertezas em relação ao nosso país, nossos empregos e nossa estabilidade financeira são algumas de nossas preocupações, que geram em nós um estado de Alta Tensão, que acaba se tornando crônico, colocando-nos em alerta constante e fazendo com que tenhamos a necessidade de controlar o máximo de variantes sobre nossa vida, exaurindo, assim, nossas reservas de energia física e mental.

Coração disparado, sensação de aperto no peito e falta de ar, problemas gástricos, sensação de cansaço constante, ansiedade, desânimo e irritabilidade são apenas alguns dos sintomas físicos e emocionais relacionados à nossa vida atual. Dormimos mal, isso quando dormimos. Acordamos cansados e sem vontade e força de viver nosso dia. Uma sensação de vazio e uma falta de prazer e sentido, tomam conta de nossas vidas. E, na tentativa de produzir cada vez mais, tornamos nossas vidas pessoais e nosso trabalho cada vez mais improdutivos.

Buscamos, muitas vezes, no álcool ou outras drogas, no sexo irresponsável, no consumismo desenfreado e na comida, uma sensação que nos alivie neste mar de insatisfação. Mas isso é efêmero e muitas vezes traz consequências terríveis, aumentando ainda mais o nosso sofrimento e o sofrimento das pessoas que vivem conosco.

O estresse é uma reação natural que todos temos. Uma busca natural do nosso organismo por adaptação, mas que, se persistente e não gerenciado adequadamente, traz grandes males. É fato que parece impossível muitas vezes mudarmos o que está fora de nós. O mundo é o que é. Muitas vezes não conseguimos transformar as demandas e pressões que viver em sociedade nos impõe. Mas podemos sim mudar a forma como reagimos e gerenciamos tudo isso.  A solução para isso é aprender e desenvolver uma alta capacidade de gerenciamento de vida e estresse.

O Life and Stress Management é um programa de gerenciamento de vida e estresse onde os clientes aprendem, em algumas semanas, várias técnicas e estratégias que lhes ajudam a sair da espiral do estresse e insatisfação, e lhes impulsionam para uma vida mais saudável e rica, criativa, produtiva e feliz.

Baseado em estratégias comportamentais e cognitivas, coaching, técnicas meditativas e de atenção plena, o programa ensina a cada cliente, na prática do seu dia a dia, como gerenciar melhor sua própria vida, fazendo-a mais cheia de significado e propósito. É possível viver com saúde e equilíbrio, mesmo enfrentando as adversidades do mundo em que   vivemos. Acredito que o bem-estar e o estar bem é responsabilidade pessoal e intrasferível e o programa Life and stress management ajudará a cada um de vocês nesta busca.

 

Leonardo Girotto de Oliveira
Psicólogo - CRP 14/04474-4

Psicoterapeuta e Life Coach.
Formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Especialista em Medicina Comportamental com Certificação em Gerenciamento de Stress pela International Stress Management Associaton (ISMA) e pelo Canadian National Centre For Occupational Health & Safety (CNCOHS).
Pós graduando em Mindfulness pela Universidade de Massachusetts (EUA) e pelo Instituto Mente Aberta Mindfulness Brasil.

 

Fonte:   Maria da Paz Sabino / Agência da Saúde

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.