Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 21:40

Bem-estar

Conheça a cefaleia em salvas - a dor de cabeça suicida

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

A cefaleia em salvas se caracteriza como uma dor de cabeça de altíssima intensidade, afetando um único lado da face, especialmente em volta de um dos olhos. A condição é também conhecida como dor de cabeça suicida, por fazer os indivíduos que dela padecem considerarem o suicídio como meio de se livrarem da fortíssima dor. Mais comuns entre os homens, a doença é pouco conhecida, e por vezes confundida com enxaquecas.

Apesar de ainda não haver cura para a enfermidade, certas terapias podem aliviar consideravelmente os sintomas. O tratamento deve ser orientado por um neurologista e pode consistir no uso de medicamentos para alívio dos sintomas ou oxigênio, inalado através de uma máscara facial.

Apesar dos benefícios que trazem, aliviando consideravelmente a dor, os medicamentos receitados para cefaleia em salvas podem ter diversos efeitos colaterais tais como náuseas, tonturas, sensação de fraqueza, vermelhidão na face, calor na cabeça, dormência e formigamentos pelo corpo.

Neste sentido, médico e paciente, em comum acordo, podem associá-los ao uso de máscaras de oxigênio. Seu uso se faz com o paciente sentado e inclinado para frente, o que traz alívio rápido da dor e não tem efeitos colaterais, desde que o paciente não possua doenças respiratórias associadas.

Os analgésicos comuns como Paracetamol não trazem nenhum alívio considerável da dor e por isso não são indicados. Entretanto, certas medidas simples, como colocar os pés de molho num balde com água quente enquanto se distribuem compressas com gelo na face, podem se mostrar eficazes no combate à dor, já que esta solução caseira diminui o calibre dos vasos sanguíneos cerebrais.

Além destes tratamentos, muitos pacientes relatam a diminuição da dor em decorrência de sessões de acupuntura, embora não existam evidências científicas sobre os efeitos benéficos desta prática.

 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.