Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 06:16

Bem-estar

Consumo de soja diminui efeitos da menopausa

Menopausa | 00/00/0000 00h 00min

Um estudo realizado pelo Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em Campinas (SP), afirma que composto à base de isoflavonas, proteínas de soja e cálcio podem aliviar ondas de calor, secura vaginal, dores musculares, articulares e cansaços típicos da menopausa. 
 
O estudo mostra que o alimento à base de soja foi eficaz em aliviar sintomas como ondas de calor (redução de 65,4%) e problemas musculares e articulares (redução de 40%) e produziu uma melhora significante na secura vaginal. 
 
Segundo os autores da pesquisa, um dos fatores que contribuiu para a eficácia do alimento à base de soja foi a proporção de isoflavona e proteína de soja contida no alimento avaliado, em torno de 3,75mg isoflavona/g proteína de soja. 
 
O composto à base de soja mostrou boa aceitabilidade, poucos efeitos colaterais e eficácia comparável à da Terapia Hormonal (TH) e superior ao placebo. Para o estudo, foram selecionadas 60 mulheres entre 40 e 60 anos. 
 
 
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.