Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 08:16

Bem-estar

Cuidados ajudam a retardar dos efeitos do envelhecimento

Envelhecimento | 00/00/0000 00h 00min

Alguns cuidados podem ajudar no retardamento dos efeitos do envelhecimento. A alimentação é um dos maiores aliados de quem quer ter uma pele saudável. Por isso, se você quer envelhecer com saúde, comece logo a ter cuidado com o que come. Sem essa de comer de tudo! Tem que comer o que é saudável e que faz bem à saúde. Claro que comer corretamente é uma tarefa muito difícil, mas com um pouco de esforço, podemos encontrar uma saída, nem que seja um meio termo. 

Para começar, modere no consumo de açúcar, pois esse alimento, como todos sabem, é um veneno para a saúde. E as tais famosas gorduras trans e as frituras? Como o açúcar, deixa a pele sem elasticidade. Mais: as gorduras trans obstruem e endurecem as artérias e os pequenos vasos sanguíneos. As frituras são outras inimigas do colágeno e do coração.
 
O consumo excessivo de carboidratos processados também pode danificar o colágeno e as fibras da pele. O alto índice glicêmico faz a glicose ir às alturas, desregulando os ponteiros do relógio biológico. Prefira as versões integrais. Já o sal, refrigerantes e café desidratam o corpo. Desidratada, você fica cansada e a aparência reflete esse estado. O excesso de sal faz mais: contribui para doença renal, pressão alta e interfere no metabolismo.
 
O consumo excessivo de álcool pode provocar rugas prematuras, perda de colágeno, elasticidade, vermelhidão, inchaço e desidratação. Em relação às bebidas energéticas, as notícias não são nada boas: elas danificam o esmalte dos dentes oito vezes mais do que os refrigerantes, deixando-os feios e amarelados. Portanto, cuidado com as bebidas energéticas. 
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.