Bem Vindo à Agência da Saúde - 24 de Novembro de 2020 - 13:14

Bem-estar

Cuidados com a gravidez

Gravidez | 00/00/0000 00h 00min

A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher. Apesar de ser algo super legal, estar grávida não é nada fácil, pois é preciso muitas adaptações e mudanças de comportamento para garantir não somente a saúde do bebê como também da mãe. 
 
Durante a gestação o corpo da mulher passa por muitas mudanças importantes. Ela sente dores no peito, nas costas, dores de cabeça, enjoos e o humor fica totalmente variável. Além disto, é preciso arranjar tudo para a nova vida que está chegando. Um planejamento é necessário para que o bebê apareça e aprecie de um bom conforto.
 
Para que esta época seja ainda mais especial, a mulher pode tomar algumas medidas, de forma a se ter uma ótima gravidez. O futuro papai pode ajudar, mas são coisas simples que as mulheres precisam ter em mente para enfrentar este período.
 
Podemos destacar algumas dicas para quem quer ter uma boa gravidez. Elas são as mais básicas medidas a serem tomadas com este intuito. É extremamente importante que durante toda a gestação o médico ginecologista seja consultado. Todos os passos da futura mamãe e da futura criança necessitam ser supervisionados.
 
Através da adoção algumas medidas e das orientações médicas é possível ter uma gravidez gostosa e livre de problemas. Considere, por exemplo, preocupar-se com a alimentação, realizar atividades físicas, cortar o álcool, a cafeína e o cigarro e tomar todas as vacinas essenciais. Ter uma ótima gravidez não é difícil, basta seguir algumas dicas e escutar o seu médico.
 
CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
A alimentação é uma preocupação que temos de ter não somente no momento da gravidez, como durante a vida inteira. É fundamental aceitar que neste período da gestação a barriguinha vai crescer mesmo, no entanto, a mulher necessita ter controle sobre o que come. Sabe aquela história de comer por duas pessoas? Então, está errada. O ideal é que a pessoa engorde entre 9 a 15 kg. Mais do que isto é desnecessário e preocupante. A mulher deve comer em intervalos regulares e coisas saudáveis, entretanto, ela não estará comendo por duas pessoas.
 
PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS
Muita gente não sabe, no entanto, fazer exercícios durante a gravidez e permitido e é uma ótima ideia. É claro que não são todos os exercícios que ficam liberados. A mulher precisa escolher entre aqueles de baixo impacto como a hidroginástica, a ioga ou o pilates, por exemplo. A prática de atividades físicas é importante não somente durante a gestação, como durante a vida inteira. 
 
CORTE O ÁLCOOL, A CAFEÍNA E O CIGARRO
É preciso cortar todas estas substâncias durante a gravidez. Não somente para a manutenção da saúde da mãe, como também para garantir uma boa vida para o futuro bebê. O álcool e o cigarro são substâncias que interferem no crescimento do feto. A cafeína também é um item preocupante e deve ser reduzida, quando não cortada. Muito do que ingerimos e utilizamos durante a gestação passa para o bebê, o qual está em fase de crescimento. É comum crianças nascerem prematuras e com defeitos e deformidades devido ao uso destas substâncias. Portanto, corte-as agora mesmo da sua rotina. Além disto, a possibilidade de um aborto aumenta consideravelmente quando do uso das mesmas.
 
TOME TODAS AS VACINAS ESSENCIAIS
Durante a gravidez a mulher precisa cuidar da sua saúde e da do futuro bebê. Por este motivo é tão importante que ela tome todas as vacinas necessárias a uma boa gestação. O médico ginecologista é quem vai ajudar nesta hora. Na realidade, ele vai ajudar durante todo o processo. É imprescindível também que exames sejam realizados com frequência, de forma a monitorar a saúde de ambos os pacientes.
 
As vacinas mais importantes são as que combatem a hepatite B e a rubéola. No entanto, a lista é enorme deve ser seguida. É uma forma simples de evitar problemas de saúde no bebê. Portanto, a medida precisa de atenção. O exame e papanicolau é outra preocupação que toda mulher necessita ter. Ele deve ser feito com certa periodicidade para a devida manutenção da saúde da mamãe.
 
Outros exames de rotina devem ser feitos como o de sangue e o de curva glicêmica. O ultrassom é o mais conhecido, quando papai e mamãe podem ver o bebê. Um acompanhamento pré-natal é indispensável para que tudo corra bem, já que ele evita o nascimento prematuro e ajuda a detectar problemas. Ter uma ótima gravidez não é difícil, basta seguir algumas dicas e escutar o seu médico.

 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.