Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 09:45

Bem-estar

Dicas de como dormir melhor

Dormir | 00/00/0000 00h 00min

Dormir é extremamente importante, pois revigora seu estado físico, psíquico e mental, fazendo com que seja possível ter uma rotina no dia seguinte sem cansaço e alerta para todas as tarefas necessárias. No entanto, existem vários fatores que contribuem para que você não tenha sono durante toda a noite e passando o dia inteiro sonolento e desatento para afazeres importantes, seja trabalhando ou estudando. Dessa forma, veremos o que deve ser evitado e o que se deve fazer para dormir mais e melhor.
 
Dicas de como dormir melhor
O café tem influência direta no seu sono, especialmente quando a bebida é ingerida com frequência. É claro que não é preciso abandonar de vez aquele cafezinho logo pela manhã, afinal, ele possui vários benefícios além de ser ótimo estimulante. Mesmo assim, é preciso ter cuidado, mais de três xícaras por dia e seu padrão de sono pode ser perturbado, dificultado seu adormecer. Beber água ou sucos espremidos diretamente da fruta são as melhores alternativas.
 
Praticar exercícios físicos também é uma ótima maneira de ficar com sono e dormir melhor durante a noite. Mas não é tão simples. O mais recomendável é se exercitar (corrida, caminhada ou ciclismo são excelentes opções) durante a manhã, pois fará com que seu corpo fique alerta durante o dia. Muitas pessoas que praticam esportes durante a noite acabam tendo dificuldade em dormir, pois seu corpo ainda está ativo devido ao exercício. Por isso, arranje um tempo durante a manhã para se exercitar, pois à noite seu corpo estará implorando por uma cama.
 
A sua alimentação também pode ajudar ou atrapalhar seu sono. Alguns nutricionistas sugerem comer amêndoas ou uma colher de sopa de manteiga de amêndoa cerca de duas horas antes de dormir. A amêndoa é rica em magnésio, nutriente que é extremamente benéfico para se atingir um sono profundo, além de manter o açúcar no seu sangue em um nível normal. A dificuldade em dormir pode ser causada por uma má digestão e, sendo esse o caso, evite refeições pesadas durante a noite, especialmente com muita gordura.
 
Tomar um banho durante a noite ajuda o corpo a relaxar e entrar em um estado sonolento. Tente utilizar seu banho como um momento para liberar todas as preocupações e estresse do dia e ir para a cama sossegado. Se isso não for suficiente para o sono chegar, experimente ler um livro antes de dormir. A leitura é uma maneira seu cérebro sair do estado alerta e ir para o sonolento, e, assim, você irá dormir com mais facilidade.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.