Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 17 de Abril de 2024 - 20:17

Bem-estar

Disfunção Erétil: causas e tratamento

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

Muitos homens morrem de medo só em pensar em ser vítima de disfunção erétil. O problema quase sempre se agrava porque eles têm vergonha de procurar um médico para tratar dos seus problemas sexuais. Aproximadamente dois milhões e meio de homens entre os 25 e 70 anos sofrem desta doença. No entanto, apenas 3,4% dos pacientes são diagnosticados, e apenas a metade deles (cerca de 330.000 homens) se submete a algum tipo de tratamento.
 
A disfunção erétil é a incapacidade repetida de conseguir ou manter uma ereção o suficientemente firme para ter uma relação sexual satisfatória. Sua origem pode ser devido a vários fatores, desde diabetes ou doença vascular, entre outras, até a cirurgia radical da próstata (usada na maioria dos casos para o tratamento de câncer de próstata). Trata-se de uma condição que perturba o bem-estar psicológico dos homens que sofrem, já que estes experimentam uma perda de auto-estima e segurança em si mesmos, assim como um alto nível de estresse.
 
Também é muito importante levar em conta que a disfunção erétil pode atuar como um sintoma sentinela, alertando da existência de outras doenças graves, como podem ser as doenças cardiovasculares. Quase 30% dos homens que sofrem de disfunção erétil não respondem aos tratamentos com medicamentos existentes para combatê-la. Uma das opções mais interessantes nestes casos são os implantes de próteses penianas. Trata-se de dispositivos que permitem ao homem conseguir ereção no momento em que decidir e mantê-la durante o tempo desejado.
 
Entre eles, se destaca o chamado implante hidráulico de três peças, que consiste de um par de cilindros que são colocados no pênis, e uma pequena bomba colocada no escroto. Mediante a mesma, se aciona um reservatório que é colocado sob os músculos do abdômen e que envia aos cilindros inserções no pênis da quantidade de líquido suficiente para proporcionar ereções rígidas. Apenas é necessário acionar a bomba para iniciar o processo, o qual é, então, se interrompe pelo botão de deflação localizado no mecanismo.
 
Em última análise, estes implantes permitem ao homem recuperar a sua vida sexual de forma rápida, e apresentando um alto grau de satisfação. Na verdade, de acordo com um estudo realizado por uma multinacional especializada em saúde pélvica, 92% dos homens que se submeteram ao implante reconheceram que esta solução permanente tem melhorado sua qualidade de vida e 96% dos casais se mostram satisfeitos.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.