Bem Vindo à Agência da Saúde - 25 de Novembro de 2020 - 23:23

Bem-estar

Dormir bem é um privilégio e não ter estresse é sorte

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

A modernidade trouxe muitos benefícios aos seres humanos e é inegável a grande mudança provocada na vida de todos. O mundo ficou agitado e as pessoas tiveram que se adequar a estas novas exigências do mundo moderno, tornando-se perturbadas e fadigadas e, para não ficarem para trás, correm contra o tempo. Junto com o mundo moderno veio o estresse que, por sua vez, trouxe a insônia e a má qualidade do sono. Hoje, dormir bem é um privilégio e não ter estresse é sorte. 
 
No Brasil é cada vez maior o número de pessoas estressadas e com insônia, resultado da correria e dos compromissos assumidos. A situação está tão complicada que atualmente dormir já não é motivo de descanso. Até dormindo as pessoas estão estressadas, pois não  desligam a cabeça e ficam pensando em soluções para os problemas. Uma noite mal dormida aumenta ainda mais o estresse e, consequentemente, a qualidade de vida. A pessoa fica cansada o dia todo e, quando chega a noite, continua o ciclo: dorme mal novamente.
 
De acordo com pesquisadores, um dos motivos do estresse e da insônia é a correria e a preocupação. As duas coisas juntas provocam um cansaço físico e mental tão grande, que fica difícil conciliar o sono à noite. Essa condição funciona como um verdadeiro veneno para o organismo.
 
As consequências de uma noite mal dormida não se restringem apenas a um rosto cansado, olhos inchados e pele sem vida. Os efeitos podem incluir a hipertensão arterial, a impotência sexual, o diabetes e até mesmo o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para diminuir o estresse e a insônia, o interessante seria, ao deitar na hora costumeira de dormir, “desligar” completamente a cabeça. 
 
Mas como ninguém vai conseguir esquecer os problemas, o jeito é procurar métodos de relaxamento, pelo menos para garantir algumas horas de tranquilidade. Procure não comer muito a noite, isso provoca incômodo e prejudica o sono, um lanche antes de dormir é ótimo, mas sem exageros. Massagem relaxante duas vezes por semana também é ótimo. Chá de camomila,  erva doce, frutas e flores também são grandes aliados no combate a insônia.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

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