Bem Vindo à Agência da Saúde - 26 de Novembro de 2020 - 00:55

Bem-estar

Estresse e Depressão

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

O estresse é um dos males da vida moderna. O nosso corpo é preparado para reagir prontamente a situações de emergência e perigo, a partir de adaptações como aumento da pressão arterial, hormônios (adrenalina) e frequência cardíaca. 
 
O estresse pode ter seu lado bom, pois nos estimula a conseguir suportar desafios. Entretanto pode ser ruim quando a resposta do corpo é estimulada de forma exagerada e diária. A pessoa estressada pode recorrer ao fumo, alimentos inadequados, bebidas alcoólicas e outros hábitos de vida inadequados para suportar o estresse, ocasionando prejuízos para a saúde e ao coração.
 
Da mesma forma, quando deprimido, o indivíduo perde o sentido pela vida e os sintomas de angústia, ansiedade, fadiga, irritabilidade podem predispor a hábitos inadequados piorando a doença cardiovascular. O tratamento com médico, psicólogo e com medicações apropriadas é fundamental.
 
Como lidar com o estresse e a depressão
 
O funcionamento psicológico tem papel importante na geração do estresse. As pessoas que estão mais predispostas são aquelas que:
 
Precisam ter tudo sob seu controle;
São intolerantes à frustração;
São altamente exigentes consigo próprios e com os outros;
São inflexíveis.
 
Há duas maneiras de lidar com o estresse: evitá-lo ou neutralizar seu impacto estressante. Identificar o que está estressando é o primeiro passo para verificar se é possível eliminá-lo. Mas, alguns não conseguem lidar com suas dificuldades e esta maneira de encarar a vida, gera um estresse crônico que pode culminar na depressão. O deprimido sofre muito, pois não lida bem com perdas, mudanças que não são aceitas como fazendo parte da vida. A tristeza que naturalmente sente-se frente a uma perda, e que passa, quando aceita-se a realidade e se adapta a ela, perpetua-se e agrava-se no caso do deprimido.
 
Por outro lado, por ser muito exigente consigo próprio e inflexível, ele tende a ser pessimista e a exagerar as dificuldades. Em síntese, o deprimido enfrenta um problema querendo que a realidade mude, e não ele. Para lidar com a depressão é preciso criar recursos psicológicos para enfrentar a realidade com menos sofrimento.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.