Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 02:59

Bem-estar

Exercícios físicos ajudam a prevenir Osteoporose

Osteoporose | 00/00/0000 00h 00min

A Osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos a ponto de pequenas batidas ou quedas poderem quebrá-los. A recuperação depende da idade e da fragilidade dos ossos no momento em que a pessoa sofreu a fratura, o que pode agravar as consequências do incidente. 
 
Essa doença é mais comum em mulheres que já entraram na menopausa, mas também pode atingir os homens, normalmente quando chegam aos 65 anos. Apesar de muito menos frequente, a osteoporose pode se manifestar antes desse período em ambos os sexos, em geral em consequência de algum outro problema de saúde.
 
O início da perda de massa óssea chama-se osteopenia. Nesse estágio, os ossos já estão fragilizados. Geralmente, quando as mulheres com osteoporose caem sobre as mãos, o punho é o primeiro osso a ser quebrado. O diagnóstico é feito por meio de um exame chamado Densitometria Óssea.
 
Regras básicas para prevenir a Osteoporose
 
- Fazer atividade física tanto com exercícios de impacto, como caminhar, correr, pular corda, quanto de força, como musculação.
- Tomar sol para estimular a produção de vitamina D.
- Consumir alimentos ricos em cálcio, como os derivados do leite e as folhas verdes.
 
Para a terceira idade, em que o risco de desenvolver a doença é maior, a musculação é a atividade mais indicada. Lembrando que, antes iniciar a prática de qualquer exercício, consulte o seu médico e busque a orientação de um profissional da área de educação física.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.