Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 10:13

Bem-estar

Exercícios físicos são primordiais para uma vida saudável

Saúde | 10/07/2018 11h 45min

Atualmente, o número de pessoas obesas vem crescendo em velocidade significativa. Porém, muito além do alto consumo calórico, este crescimento se deve ao baixo gasto energético (sedentarismo) associado a má alimentação, que são considerados importantes fatores de risco que levam a mortalidade precoce, assim como o tabagismo, o colesterol alto e a pressão alta.

A prática regular de atividade física pode auxiliar no controle dos fatores de risco cardiovascular, como hipertensão arterial, resistência à insulina, diabetes, colesterol alto e obesidade, favorecendo a qualidade de vida. Os exercícios ajudam a regular os níveis sanguíneos de glicose, o que auxilia na prevenção da resistência à insulina característica do diabetes mellitus tipo 2, estimulando também a liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar.

A prescrição de atividade física para a melhora do condicionamento físico ou a prevenção e tratamento de doenças deve respeitar a sobrecarga, devendo ser feita de acordo com a resistência física de cada indivíduo, controlando a intensidade, duração e frequência do exercício.

Recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade física, como caminhada, andar de bicicleta, dança, etc. (formal ou de lazer, de maneira contínua, com acompanhamento, respeitando os limites e postura), de intensidade mínima ou moderada (de acordo com a capacidade individual), realizada no mínimo três vezes por semana, sendo indicada para a manutenção da saúde e prevenção de uma grande variedade de doenças crônicas.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.