Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 13:07

Bem-estar

Faça exercícios físicos em casa

Bem-estar | 07/03/2022 10h 22min

Não é porque você está em casa que não pode fazer nada. Anime-se! Aproveite os recursos disponibilizados gratuitamente para praticar atividades físicas, aprender uma nova receita, ler um novo livro, assistir a filmes, documentários, séries. Aprenda uma nova língua on-line, faxine a casa, organize o ambiente, livre-se do que não usa mais, recicle, enfim, mantenha-se ativo.

Organize o seu tempo.  Acorde cedo, tome o seu café, faça alguma atividade matinal e se conecte com as suas atividades. Organize o seu tempo de modo que preencha o seu dia, seja na limpeza da casa, fazendo seu home office ou se exercitando. Lembre-se de agendar um momento para a sua diversão. Coloque uma música, dance e curta o momento. 

 

1 - Prancha

moça realiza prancha na sala

Como fazer? 

Apoie-se em seus cotovelos e, na ponta dos pés, mantenha a coluna ereta e o abdome contraído. Fique nessa posição por quanto tempo aguentar. É possível fazer a prancha lateral, apoiando-se em um só cotovelo e em um só pé, mantendo o outro pé em cima deste. Esta variação atinge mais os músculos laterais.

 

2 - Flexão 

rapaz faz flexão na sala

Como fazer?

Posicione os pés juntos, apoie-se neles e coloque as mãos no solo mais abertas que a largura dos ombros. Dois pontos são importantes na execução: primeiro descer até quase tocar o peito no solo; segundo não subir até travar os cotovelos. Quando você trava os cotovelos, a força não está mais somente nos músculos, pois os ossos estarão firmes como pilares, segurando o peso do corpo.

 

3 - Agachamento

rapaz realiza agachamento em sua sala

Como fazer?

Posicione-se de pé, com as pernas abertas na largura do ombro, e vá descendo o corpo completamente, jogando os quadris para trás, até praticamente sentar-se sobre os calcanhares ou tocar os quadris no chão. Depois, suba lentamente até quase a posição inicial, pois você nunca deve travar os joelhos (a fim de evitar que os músculos descansem). Importante observar que os seus joelhos, na descida, não devem ultrapassar a linha da ponta dos seus pés. Para isso, sempre desça jogando os quadris para trás.

Uma boa combinação é juntar agachamento e flexão, no movimento chamado burpee, em que você começa em pé, agacha, joga os pés para trás, faz uma flexão, recolhe os pés e levanta novamente.

 

4 - Polichinelo

casal realiza polichinelo

Como fazer?

Mantenha-se em posição ereta, com as pernas fechadas completamente e as mãos estendidas ao longo do corpo. Depois, é preciso saltar no mesmo lugar, de modo que, ao abrir as pernas depois do salto, os braços acompanhem o movimento, elevando-se acima da cabeça onde as palmas devem se encostar uma na outra. Logo após, quando as pernas voltam a se encontrar depois de um pequeno salto, os braços também voltam à posição inicial. O movimento pode ser feito de maneira rápida, desde que os braços e pernas estejam sincronizados. Cuidado com os pés posicionados corretamente, flexione os joelhos bem durante este exercício.

 

Fonte: Unimed do Brasil, G1, Vittude, Revista Shape, Mude.VC e Desconforto Emocional em Períodos de Isolamento

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.