Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 18:46

Bem-estar

Fisioterapeuta indica Pilates no tratamento de doenças

Pilates | 00/00/0000 00h 00min

Há muito que já passou o tempo em que determinados na saúde da pessoa eram tratados unicamente com medicação. Embora ainda seja fundamental a consulta ao médico para toda a enfermidade que apresente, e cada vez mais comum a recomendação médico para a prática de atividades físicas com forma de tratamento de determinados problemas. 
 
E, sob essa ótica, tem crescido cada vez mais a indicação do método Pilates com atividades terapêuticas. "O Pilates é uma atividade física que tem fins terapêuticos recomendado por médicos para o tratamento de diversas patologias, incluindo correção da má postura, sedentarismo, estresse e outros problemas na coluna, devido principalmente, ao baixo impacto dos exercícios nas articulações”, explica o José Roberto, fisioterapeuta e dono da Clínica de Fisioterapia e do Studio Pilates".
 
As lesões osteomioarticulares são aquelas que comprometem ossos, músculos e articulações - três itens que recebem o impacto mais claro no tratamento do pilates. "O pilates é um dos melhores métodos no tratamento de problemas na coluna vertebral, de lombalgias e também para hérnias de disco. E o resultado não demora a acontecer, a melhora já é observada nas primeiras sessões", avalia o fisioterapeuta.
Embora nem sempre seja ressaltado com a devida atenção, o pilates também é um método que ajuda no tratamento de problemas respiratórios, como a asma, por exemplo – e por um motivo simples: a atividade pede que o aluno conheça o corpo e aprenda a respirar melhor. 
 
Um dos grupos de pessoas que mais tem se utilizado do método para viver mais e melhor e o da melhor idade. "O pilates tem uma atuação muito boa para os idosos, que precisam estar se movimentando, mantendo sua coordenação motora ativa. Sem dúvidas é uma das atividades favoritas da terceira idade", relata José Roberto. 
Além de todos os benefícios já citado, a prática de pilates também é positiva para quem quer, apenas, praticar uma atividade física  e receber seus benefícios. "E um ótimo exercício para tonificar a barriga, por exemplo. Muitas pessoas fazem pilates como tratamento e prevenção de doenças. Mas também há pessoas que querem apenas realizar uma atividade física e conseguem resultados positivos”, finaliza o Fisioterapeuta especialista no Tratamento de Patologias de Coluna. 
 
Benefícios do Pilates
Aumento de força
Maior controle muscular
Integração corpo e mente
Melhora a capacidade cardíaca e respiratória 
Aumento de flexibilidade
Correção de postura
Reestruturação do corpo
Prevenção de lesões
Aumento da consciência corporal
Aumento na autoestima
Deixar sua coluna mais forte e flexível;
Alívio das dores nas costas;
Melhora do Condicionamento físico
 
 
José Roberto Silva Junior
Fisioterapeuta 
CREFITO: 9-118290
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.