Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 14:35

Bem-estar

Gestação: controle do peso é essencial para a saúde da mãe e do bebê

Gravidez | 00/00/0000 00h 00min

Essa história de dizer que a mulher grávida pode comer por duas pessoas caiu por terra, pois o resultado desta gula é o aumento do peso que pode passar também para o bebê. Segundo pesquisas, mulheres que ganham mais de 18 quilos durante a gravidez têm duas vezes mais tendência a dar à luz bebê pesado do que quem engorda menos. 
 
As mães de bebês que pesam mais de quatro quilos possuem maiores riscos de complicações no parto e seus bebês podem se tornar obesos ou ter sobrepeso. Já era sabido que mães com diabetes gestacional possuem mais tendência a dar à luz bebês maiores. Mas agora os cientistas mostraram o efeito de engordar na gravidez mesmo em pessoas sem diabetes. 
 
De acordo com a pesquisa, entre as mulheres que não eram diabéticas, 19% daquelas que ganharam mais de 18 quilos tiveram bebês pesados, em comparação a 11% de quem pesou menos. Mulheres não-diabéticas que engordaram acima de 18 quilos tiveram mais tendência a ter bebês pesados do que mulheres em tratamento de diabetes que engordaram menos. 
 
“Nosso estudo oferece mais uma boa razão para as mulheres atingirem a quantidade de peso ideal durante a gravidez”, diz Teresa A. Hillier, a autora principal do estudo e endocrinologista do Kaiser Permanente Center for Health Research em Portland, nos Estados Unidos. “Inclusive, os médicos devem fazer um trabalho melhor ao aconselhar as mulheres sobre o ganho de peso”. 
 

Fonte:   m-Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.