Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 13:06

Bem-estar

Hidroginástica e os seus benefícios para a saúde

Hidroginástica | 00/00/0000 00h 00min

Não é novidade dizer que a prática de atividade física oferece inúmeros benefícios ao corpo e ao organismo em geral. Bater na mesma tecla parece ser redundante, mas é preciso que todos se conscientizem que mexer-se é preciso. Uma das atividades físicas que faz muito bem à saúde é a hidroginástica que pode ser praticada por todos, independente da idade.

De acordo com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso, Rosângela Guerino Masochini, entre as vantagens oferecidas, a hidroginástica promove o  estímulo cardíaco, pulmonar, muscular e contribui também para o bem-estar psicológico. Segundo a professora, as atividades físicas na água são eficazes no desenvolvimento e manutenção das potencialidades físicas e também orgânicas.
 
“São muitos os benefícios da hidroginástica, pois os exercícios são realizados de forma divertida e agradável, mexendo com todos os músculos do corpo humano”, explica a professora Rosangela Guerino. Nos indivíduos idosos, a prática de atividade física ajuda a manter ou melhorar a densidade mineral óssea o que é de extrema importância para a prevenção e o tratamento da osteoporose. Também melhora a força muscular, a flexibilidade articular e o equilíbrio, reduzindo a incidência de quedas e o risco de fraturas.
 
 
BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA
 
Na hidroginástica, o principal objetivo é o condicionamento cardiovascular e muscular, por meio do treinamento em flexibilidade, coordenação motora e relaxamento. Segundo especialistas, a hidroginástica é extremamente eficaz no combate ao estresse, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.
 
Ao contrário dos exercícios realizados no solo, a prática da hidroginástica não é acompanhada por dores, transpiração e sensação de exaustão. Dentro da água, o indivíduo tem uma sensação de redução no peso, o que reduz de maneira importante à tensão nas articulações. Com isso, os exercícios realizados dentro da água são desenvolvidos com maior facilidade, aumentando o rendimento do aluno e possibilitando a prática de atividade por um período de tempo maior. Como o impacto é reduzido, as dores e os espasmos musculares pós-atividades praticamente não ocorrem. O gasto calórico médio é de 260-400 Kcal/hora.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.