Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 08:20

Bem-estar

Higiene: mãos carregam milhões de micróbios

Higiene | 00/00/0000 00h 00min

Lavar as mãos é um hábito que pode evitar muitas doenças e até mesmo salvar vidas, pois há micróbios e bactérias que ao serem levadas à boca podem ser se transformar em doenças fatais. Lavar as mãos com água e sabão pode prevenir gripes, resfriados, conjuntivites, pneumonia e diarréias, dentre tantas outras doenças. Ao esfregar os dedos e as palmas com sabonete e água corrente, a maioria dos germes causadores de doenças são removidos juntamente com a sujeira acumulada durante o dia. 
 
Segundo dados do Unicef, todos os anos mais de 3,5 milhões de crianças, menores de 5 anos, morrem no mundo por causa de doenças como diarreia e infecções respiratórias agudas. É um dado assustador saber que 42% das vítimas fatais de diarreia e 25% daquelas que tiveram infecções respiratórias poderiam ser evitadas se o simples fato de lavar as mãos várias vezes ao dia fosse um hábito. Além disso, a lavagem das mãos com sabão é uma das principais recomendações feitas hoje para impedir a propagação do vírus da gripe A H1N1.
 
Normalmente, transportamos em nossas mãos milhões de micróbios, em sua grande maioria, inofensivos. Entretanto, outros podem causar doenças, como o resfriado comum, gripes, diarreia, hepatite e alguns tipos de meningite. Se nos esquecermos de lavar as mãos, ou não fazermos isso de maneira adequada, poderemos disseminar germes e transmiti-los a outras pessoas pelo toque direto ou de objetos. Também nos contaminamos quando tocamos nossos olhos, o nariz, a boca ou um ferimento sem higienizar as mãos.
 
Nossas casas também concentram uma quantidade enorme de micro-organismos. Uma criança que traz germes da creche ou da escola pode infectar a todos na família. Por exemplo, o vírus da gripe é capaz de sobreviver por mais de 48 horas em algumas superfícies, como interruptor de luz, controle remoto, bocal de telefone ou maçanetas – locais tocados por todos os moradores da residência. Lavar as mãos reduz consideravelmente sua transmissão.
 
Lavar as mãos é importante em qualquer ocasião, porém é indispensável em alguns momentos como antes preparar a comida ou comer, ao manusear lentes de contato, ao tratar um ferimento ou ajudar alguém doente, ao pegar bebês no colo ou ao cuidar de bebês, bem como depois de ir ao banheiro, ajudar crianças ou idosos a usar o banheiro, assoar o nariz, espirrar ou tossir, manipular alimentos, especialmente crus e carnes, manipular lixo, ajudar a alguém doente, trocar fraldas, tocar em animais ou limpar seus excrementos, praticar esportes, utilizar o transporte público e, sobretudo, ao sair de um local com muitas pessoas como hospitais, escolas, teatros, cinema.
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.