Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 02:27

Bem-estar

Leonardo Girotto: vida é um presente

Artigo | 21/07/2017 08h 07min

Você já parou para pensar quantas horas do seu dia você vive realmente no presente, no agora? Viver no presente, com a consciência no agora é a forma real de viver a vida e, de certo modo, se você não está vivendo a sua vida realmente consciente do momento presente, você não vive.

Pare e pense: quando você come, onde está sua atenção? Está presente no gosto, no cheiro, nas variadas cores dos alimentos, no mastigar? Sinta. Ou quando está comendo, sua atenção está em pensamentos que te tiram dali onde está, e te projetam para outros lugares ou situações?

Quantas vezes você toma um banho e realmente está ali? Não apenas fisicamente, mas com a consciência plena do que está acontecendo naquele momento. Consciente da água caindo no corpo, do cheiro do sabonete, da temperatura, das sensações que o banho lhe trás.

Nossa mente está constantemente nos levando para fora do momento presente. E geralmente nossa consciência está em um passado que não existe mais, ou em um futuro que ainda não chegou. Muitas vezes, estar fora do momento presente tira nossa calma, que é nossa natureza mais essencial, e isso é responsável por boa parte dos nossos sentimentos de tristeza, raiva, medo e baixa autoestima.

Quando estiver angustiado por algum problema, pare por um minuto, feche seus olhos, respire profundamente, e entre em contato com o momento presente. Traga toda a atenção para o aqui agora, para onde você está, para seu corpo e sua respiração. Se acalme e, uma vez mais calmo, se pergunte: Qual é o meu problema agora, neste exato momento? Não depois e nem antes, agora, neste exato momento.

Você verá que na maioria das vezes não há problema, porque neste exato momento tudo está bem. Não que não haja situações para se resolver, mas podemos olhá-las como desafios inerentes à vida.  E agora eu te pergunto novamente: Se a única realidade da vida é o agora, o momento presente, e você percebe que no agora não há problema, por que você continua sofrendo? Essa experiência, por si só já elimina grande parte dos nossos problemas e sofrimento.

 Quando você perde a calma e deixa-se perder do momento presente, você perde a si próprio, então você sofre. E como diz um sábio ditado: “De que adianta ganhar o mundo e perder a si mesmo”. Quanto você vive de verdade?

 

Leonardo Girotto de Oliveira

Psicoterapeuta, formado pela Universidade de Maringá, UEM, pós graduado em Terapia Cognitiva Comportamental, Hipnose Clínica, Terapeuta certificado Brainspotting, membro da SBTC e da American Psychological Association ( APA ). Tem se dedicado a técnicas meditativas como Vipassana e Mindfulness há vários anos.

 

Atende na clínica Psiquê, rua das macieiras 1066 Jd Maringá. TEL : 3532-0156.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.