Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 20 de Abril de 2024 - 04:36

Bem-estar

Mito ou verdade: Goma de mascar dá gastrite?

Goma de mascar | 00/00/0000 00h 00min

Você é daquele tipo de pessoa que gosta de mastigar chiclete ou outro tipo de goma de mascar? Cuidado por que este hábito pode prejudicar a sua saúde. Quando mastigamos, o estômago recebe uma ordem: “prepare-se para trabalhar”. 
Isso significa que a produção de suco digestivo que contém ácidos, aumenta imediatamente. Porém, quando este “alimento” é uma goma de mascar ficamos mastigando... mastigando... mastigando... e nada chega ao estômago que continua trabalhando e produzindo ácidos. 
 
Chicletes, com ou sem açúcar, também são nocivos para quem tem gastrite. O estômago se prepara para receber o alimento sempre que mastigamos algo. Esse preparo envolve a produção de uma quantidade adequada de ácido para o processo digestivo. 
 
Com a chegada do alimento, esse ácido desempenha sua função e não é lesivo à parede gástrica. Mas, ao mastigar a goma de mascar, o estômago é 'enganado'. Não ocorre a chegada de alimento na cavidade gástrica e, portanto, a quantidade de suco gástrico produzido pode ferir o estômago e fazer a gastrite atacar. 
 
O resultado é ácidos em excesso, especialmente em pessoas suscetíveis, pode dar queimação e gastrite. Portanto, sim você pensava que era um mito, agora já sabe que é verdade.
 

 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.