Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 08:59

Bem-estar

Não pise em falso

Sapatos | 00/00/0000 00h 00min

Os sapatos sempre despertam fetiche em homens e mulheres. Quem não quer ter um sapato bonito e cheio de charme, dando aos pés beleza e elegância? Sabendo dessa necessidade humana, a indústria dos sapatos inova a cada ano, apresentando inúmeros modelos no mercado. Aliás, a escolha certa dos sapatos é indispensável no processo de composição de um figurino. 
 
A infinidade de modelos e cores mexe com a cabeça das mulheres na hora da compra. Para compor o visual, vale salto alto, baixo, designers diferentes, cores, estampas. Na verdade, tudo pode, desde que os pés não sejam sacrificados e sofram as consequências da vaidade desenfreada. 
 
Na hora da escolha dos sapatos, os olhos dos consumidores vão diretos aos mais bonitos. Esse é o processo natural do comportamento humano. Mas nem sempre os mais bonitos são os mais confortáveis. É aí onde reside o perigo.  A escolha errada pode causar formação de bolhas e calos nos dedos e calcanhar, dor na “planta” dos pés e deformações como joanetes. 
 
Preocupado com os problemas que os sapatos inadequados podem causar aos pés, o Ministério da Saúde elaborou 10 dicas para que você não erre na hora de comprar este tão importante acessório.
 
1 – Saiba que o número que vem impresso no sapato pode corresponder a tamanhos diversos, dependendo do fabricante. Por isso, não se prenda exclusivamente ao número, selecione pelo conforto que lhe confere.
 
2- Na medida do possível, compatibiliza a forma do sapato com a do seu pé.
 
3- Lembre-se que o tamanho dos seus pés pode mudar à medida que você vai ficando mais velho.
 
4- Não deixe de experimentar os dois sapatos, pois um pé, geralmente, é maior do que o outro. Compre o par que melhor se adapte ao pé de maior tamanho.
 
5- Compre sapatos no final do dia, quando os pés estão ligeiramente maiores.
 
6- Fique de pé enquanto experimenta os sapatos e verifique se existe um espaço adequado para o seu dedo grande.
 
7- Não compre sapatos que estejam apertados, esperando que eles se alarguem com o uso.
 
8- O calcanhar deve adaptar-se confortavelmente ao sapato, com o mínimo de movimento entre ambos.
 
9- Caminhe com os sapatos para ter certeza de que estão confortáveis. 
 
10- O sapato a ser usado deve ser apropriado para a atividade que queira realizar.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.