Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 06:04

Bem-estar

O esforço físico intenso pode causar tendinites

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

As tendinites são inflamações nas estruturas cartilaginosas que ligam os ossos aos músculos, conhecidas como tendões. A condição causa dores nas articulações, que podem vir acompanhadas de vermelhidão no local afetado, bem como sensação de dormência.

A doença pode afetar qualquer parte do corpo, porém é mais frequente nos ombros, cotovelos, joelhos e punhos. A dor é o sintoma mais típico da enfermidade, e por vezes irradia das articulações para outras partes do membro. A rigidez também é um indício comum, e pode impedir o paciente de realizar movimentos, como levantar o braço. Por fim, é comum a tendinite virem acompanhada de câimbras e sensação de fisgadas na parte afetada.

A tendinite se diferencia da artrite por ser esta uma condição crônica e de origem autoimune. Aquela, entretanto, é causada, na maioria das vezes, por traumas fortes nas articulações e no geral dura de alguns dias até poucos meses. Recomenda-se o repouso ao paciente que sofre de tendinite, de modo a não forçar a articulação afetada e agravar ainda mais o caso.

Muito comum entre atletas profissionais e amadores, a interrupção da atividade que desencadeou a tendinite é enfaticamente recomendada. Para além disso, recomenda-se compressas quentes ou frias no local afetado, bem como o uso de remédios anti-infalmatórios indicados pelo médico. Em casos mais graves, sessões de fisioterapia ou a cirurgia corretora podem ser a melhor opção. 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.