Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 08:43

Bem-estar

Pais devem ficar atentos com a educação dos filhos

Comportamento | 00/00/0000 00h 00min

Cuidar dos filhos, ensinando-os a viver dentro da ética e dos bons costumes, respeitando a todos, não é uma tarefa fácil, mas isso deve ser encarado com muita seriedade para evitar problemas futuros. A infância é um período bastante importante para a criança e para o adulto que ela vai se tornar.
 
É nessa fase que diversos aspectos biológicos e comportamentais são inicialmente estabelecidos. É necessário, portanto, ter cuidado especial ao ambiente em que a criança vive e frequenta, principalmente a partir dos seis anos de idade, quando os pequenos estão em idade escolar e começam a sair mais de casa.
 
Vários fatores estão ligados à promoção da saúde e segurança da criança, entre eles os locais em que ela cresce, brinca e é educada, sobretudo a forma como ela se relaciona e é orientada a se relacionar com esses ambientes. Por isso, vale a pena prestar atenção nos novos locais que a criança vai conhecer e auxiliá-la com algumas recomendações.
 
Confira dicas que podem ajudá-lo a prevenir problemas com a saúde física e psicológica da criança em diversos locais em que ela possa estar:
 
• Certifique-se de que a linha pedagógica adotada na escola em que seu filho frequenta vai ao encontro com a educação que você pretende dar a ele;
 
• verifique se a escola oferece condições de segurança e prevenção de acidentes, além do comprometimento de professores atentos às crianças;
 
• não deixe a criança nadar sozinha ou sem supervisão de um adulto; E ainda:
 
• ensine-a a respeitar os animais e a não se aproximar daqueles desconhecidos;
 
• não permita que a criança brinque na cozinha e na área de serviço;
 
• evite ter tapetes em casa, pois podem ser prejudiciais à saúde respiratória da criança, já que acumulam sujeira e ácaros. Caso prefira tê-los, procure lavá-los e expô-los ao sol a cada 15 dias;
 
• incentive a criança a frequentar ambientes ao ar livre.
 
A casa em que a criança vive também deve ser um ambiente saudável e, para isso, é necessário que a família dê amor, carinho e também limites, que serão necessários para que ela se relacione bem em qualquer lugar em que estiver.
 
Fonte: Filhos: de 2 aos 10 anos de idade – da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.