Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 19:05

Bem-estar

Pilates para atletas

Pilates | 00/00/0000 00h 00min

Está mais do que provado que o Pilates ajuda no desempenho e no condicionamento dos atletas. Muitos praticantes de esportes já utilizam a técnica às suas atividades, como uma forma de reestruturar o corpo e melhorar a consciência dos movimentos.
 
A prevenção de lesões é um dos grandes benefícios da prática para os atletas. No Pilates, há um desgaste muscular menor, o que aumenta a potência e a resistência, diminuindo também os movimentos compensatórios responsáveis pelas lesões. Além disso, o método é muito eficiente na recuperação de traumas. Ele trabalha toda a musculatura abdominal, lombar e pélvica, por isso é uma alternativa eficiente para tratar dores lombares crônicas e lesões de ligamento, tornozelos, estiramentos muscular, joelho, muito comuns nos esportistas.
 
A técnica pode beneficiar atletas de diversas modalidades esportivas: futebol, atletismo, judô, basquete, surfe, natação, vôlei, ciclismo, corrida e muitas outras. Os exercícios podem ser direcionados para uma modalidade específica, possibilitando também um treinamento mais funcional e direcionado para cada tipo de atleta.
 
O Pilates proporciona movimentos mais eficientes e seguros para o esporte, corrigindo desequilíbrios musculares e aumentando a capacidade cardíaca e respiratória. A atividade fortalece todo o corpo, o abdome e os músculos de sustentação da coluna, bastante solicitados nas práticas esportivas.
 
Os exercícios também trabalham postura, coordenação, equilíbrio, flexibilidade e força muscular do corpo. Mas a prática do Pilates oferece benefícios que extrapolam o corpo. Ela melhora o foco e a capacidade de concentração e autocontrole, além de ajudar a reduzir o estresse do dia a dia.
 
José Roberto Silva Junior
Fisioterapeuta 
Crefito: 9-118290-F

 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.