Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 05:26

Bem-estar

Proteja seu filho contra os perigos da internet

Comportamento | 00/00/0000 00h 00min

A navegação pela internet indiscriminadamente pode ser um grande perigo para as crianças, que passam a conhecer um mundo bem diferente daquele que convive em seu dia-a-dia. Portanto, é preciso que os pais estejam sempre atentos ao que os seus filhos vêem na rede e os programas que eles acessam. 
 
Como o mundo real, o mundo virtual da Internet também possui seus perigos. Há muitas pessoas inescrupulosas, imagens ou informações censuráveis. Diariamente aparecem sites que podem expor nossas famílias a conteúdos perturbadores ou até mesmo falsos. E às vezes os pais têm pouca ou nenhuma oportunidade para revisar ou controlar a navegação de seus filhos.
 
Estudos mostram que aproximadamente 65% das crianças e adolescentes que usam a internet têm preferência para sites de relacionamento e bate-papo, como Orkut e MSN, podendo navegar por mundos desconhecidos, com novas amizades feitas através destes endereços facilmente disponíveis. 
 
O que aparentemente pode ser apenas uma brincadeira, essas relações podem se transformar em um problema para as famílias que não observam o que as crianças investigam na rede mundial de informática. Especialistas dizem que os pais não só devem se preocupar como também devem monitorar e controlar tudo o que o seu filho faz enquanto está no computador. 
 
Esse monitoramento pode ser através de instalação de filtros que bloqueiam o acesso a alguns sites. Porém, é preciso também que os pais estipulem horário para que a criança use a internet. Aos pais cabe ainda a tarefa de instruir seus filhos a não divulgarem endereço ou número de telefone aos amigos virtuais, a fim de diminuir os riscos que a rede pode oferecer. 
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.