Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 12:32

Bem-estar

Protetor solar é indispensável à saúde da pele

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

O uso do filtro solar constitui-se em um dos fatores mais importantes para a saúde da pele, principalmente em nossa região onde os raios solares são muito intensos. Mas é preciso saber escolher bem o filtro solar a ser usado. A primeira é o fator de proteção solar que depende da tonalidade da sua pele. O menor fator indicado pelos especialistas é o 15. Pessoas com pele “muito branca” ou branca devem usar filtro solar com fator de proteção 50. Em peles ligeiramente morenas e morenas deve-se aplicar protetores solar fator 30. Para as pessoas negras recomenda-se o fator 15.

Além do fator de proteção, a escolha da forma de apresentação do filtro também é importante. Gel ou creme? O que determina isso é o grau de oleosidade da sua pele. Para peles oleosas, a forma de gel é a mais indicada, já que os cremes formam uma película protetora que aumenta a oleosidade. Outra sugestão dos especialistas é optar pelas fórmulas não-comedogênicas, que substituem óleo por água. Já as pessoas com peles mistas e secas, devem usar os cremes, pois hidratam a pele e protegem principalmente a pele seca, mais vulnerável ao sol.

E em relação aos bronzeadores, eles também protegem a pele do sol? Em geral os bronzeadores não são recomendados pelos médicos. Além de oferecerem FPS quase sempre abaixo de 15, eles incentivam o processo agressivo do escurecimento da pele. Ao contrário de ser um sinal de saúde, o bronzeamento é uma reação de defesa do organismo à exposição excessiva ao sol. Diferente dos autobronzeadores, consideradamente sem necessidade de luz solar.  

A principal recomendação é usar sempre protetor solar até mesmo dentro de casa, bem como no inverno ou em tempo encoberto. Os especialistas aconselham que o filtro solar seja reaplicado a cada duas horas em média, principalmente se você estiver diretamente exposto à radiação solar. Além da frequência com que o filtro solar seja reaplicado, você deve tomar alguns cuidados ao espalhar o protetor no corpo. Use a palma das mãos e não os dedos para aplicar o creme uniformemente. Passe uma camada de pelo menos 30 milímetros – menos que isso é insuficiente. Reaplique o protetor após o contato com a água e nunca esqueça de passar nas orelhas, pés e pescoço.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.