Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 09:23

Bem-estar

Psiquiatra Herzen Neto explica o que é Distimia

Distimia | 05/10/2017 08h 23min

Dr. Herzen Milagres Marcenes Neto Psiquiatra CRM-MT 8767 RQE 3812

 

O termo distimia pode ser traduzido do grego antigo como mau humor e esse significado é bastante pertinente ainda nos dias atuais. É de domínio público e presente até mesmo no imaginário das histórias em quadrinhos, desenhos e historinhas infantis, a existência de personagens que se caracterizam por sua  personalidade: ranzinzas, chatos, rabugentos, desesperançosos, tristes, desanimados.

Queixa comum de consultório, mulheres reclamando do comportamento de seus maridos: “ele não é mais o mesmo, ficou mais chato, está aborrecido...”, entretanto, não é sofrimento somente dos homens de meia idade, acomete mulheres e até mesmo crianças.

Trata-se de sofrimento emocional crônico com evolução de pelo menos dois anos e sintomatologia que se assemelha a depressão, comunga das mesmas hipóteses fisiopatológicas, porém de amplitude menos intensa e mais insidiosa.

Transtorno psiquiátrico também perfeitamente possível de identificação pelo médico generalista, não pode ser considerado grave, contudo de morbidade elevada. Esse transtorno impacta negativamente na vida cotidiana de quem o manifesta com ênfase nas relações sociais, interpessoais e laborais.

Via de regra, o tratamento alcança em curto espaço de tempo muito boa resposta. Consiste de mudanças nos hábitos de vida (a atividade física é uma intervenção cientificamente comprovada), análise ou terapia com profissional psicólogo ou psiquiatra capacitado e farmacoterapia. Atualmente, a prateleira de remédios disponíveis é ampla,  eficaz, moderna, de perfil de efeitos colaterais diminutos e de custo bastante acessível.

Dr. Herzen Milagres Marcenes Neto I Psiquiatra CRM-MT 8767/RQE 3812
Avenida dos Tarumãs, 1040 Setor Residencial Sul - Sinop/MT ISincor   
Conteúdo publicado integralmente na Revista Saúde em Alta & Estilo - Edição 40

 

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.