Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 18:46

Bem-estar

Quiropraxia: gravidez com qualidade de Vida

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

A gestação é um momento maravilhoso na vida de uma mulher, porém as alterações corporais decorrentes deste evento podem trazer alguns desconfortos, como dores nas costas, principalmente na região lombar, quadril e membros inferiores; e após a gestação também em ombros e região da coluna cervical. Gestante pode fazer tratamento na coluna? Como tratarmos neste momento delicado? Trará algum problema para o bebê? Qual profissional pode me ajudar?

Durante a gravidez as mulheres possuem um aumento da liberação do hormônio chamado progesterona, que é responsável pelas alterações físicas no corpo da mulher onde prepara para o parto; entre suas principais funções está a capacidade de aumentar a frouxidão ligamentar para facilitar a passagem do bebê; entretanto pode causar alguns desconfortos, ocasionando um desalinhamento das articulações, principalmente da região da coluna lombar e quadril.

Existem técnicas como a Quiropraxia, desenvolvida e muito utilizada nos Estados Unidos, na qual realiza ajuste das articulações, melhorando a biomecânica das estruturas articulares. Com o realinhamento das articulações, aumenta assim o espaço para o feto e também facilita a contração muscular que trabalha de forma uniforme e funcional. Conforme estudos publicados, o tratamento durante a gestação pode melhorar o trabalho de parto no primeiro filho em 27%  e no caso do segundo em até 38%.

Além da Quiropraxia, utilizamos também outros métodos como a “kinesiotaping” ou bandagem funcional, que são as bandagens coloridas muito utilizadas por atletas de alto desempenho para minimizar as lesões. Foi desenvolvida na década de 70 por um Quiropraxista japonês Dr. Kenzo Kase, e podemos tirar proveito desta técnica para auxiliar as mamães na sustentação da barriga e coluna lombar, facilitando o trabalho muscular, e aliviando as dores.

Outra técnica utilizada em gestantes é a Acupuntura, um método de tratamento milenar da medicina oriental, que utiliza de finas agulhas para estimular pontos ligados ao sistema nervoso; buscando diminuição da ansiedade, alívio da dor, e um relaxamento da musculatura, melhorando a vida do bebê intrauterina, facilitando as atividades da mamãe, e promovendo uma recuperação mais rápida no pós-parto.

Como podemos perceber, todas estas técnicas são utilizadas para reabilitação obtendo resultados satisfatórios. A inovação através da combinação das técnicas podem melhorar ainda mais seus efeitos, onde uma complementa a outra. Aplicadas por um mesmo profissional, na mesma sessão, os resultados serão alcançados em um curto espaço de tempo, tornando assim mais agradável e lindo esse momento na vida da gestante.

 

Dr. Marcos Soares 
Fisioterapeuta 
89806-F

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.