Bem Vindo à Agência da Saúde - 26 de Novembro de 2020 - 00:45

Bem-estar

Refluxos ácidos: o que fazer para melhorar?

Refluxo | 00/00/0000 00h 00min

Muito provavelmente você já está familiarizado com o termo e até mesmo os sintomas de refluxo ácido, no entanto, as causas que dão origem a isso, podem não ser muito claras. Uma coisa é certa, o refluxo não é algo que acontece como uma gripe, e sim um conjunto de sintomas com uma causa bioquímica que se deve corrigir. Você pode se surpreender ao saber as causas reais de refluxo ácido e como esta doença pode ser revertida simplesmente mudando hábitos alimentares.

No fenômeno conhecido como refluxo ácido, a comida ao cair no estômago, volta para o esôfago causando azia, dor no peito e arrotos. Uma forte manifestação destes sintomas podem incluir a regurgitação de ácido do estômago para a garganta e para dentro da boca. Às vezes, o refluxo ácido causa dor no peito e espasmos, os sintomas podem ser graves o suficiente para ser confundido com um ataque cardíaco. Naturalmente, depois de longos períodos de irritação constante no esôfago, provoca inflamação, feridas, úlceras, e hemorragia.

Uma boa alternativa é mudar sua dieta: eliminar o uso de açúcar, amidos e carboidratos simples, os produtos que contêm estas substâncias são refrigerantes, chocolates, doces, comidas gordurosas em geral. Em dois meses pode haver uma boa diminuição no refluxo ácido. Outro fator que ajuda a intensificar o refluxo ácido, são substâncias químicas que contêm todos os medicamentos.

Se você quiser eliminar o refluxo ácido, comece a comer mais alimentos que contêm enzimas vivas. Coma frutas frescas e vegetais crus. Cultive o hábito de comer uma maçã por dia com cascas. Sempre comer uma salada preparada com legumes frescos, ali estão contidas as enzimas vivas. É um bom começo. 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.