Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 06:12

Bem-estar

Saiba como acelerar o metabolismo

Saúde | 18/04/2017 09h 57min

Quando a maioria das pessoas resolve perder peso ou melhorar a forma física, a dica que recebe é quase sempre a mesma: acelerar o metabolismo. Mesmo assim, a falta de informações concretas sobre como fazer isso pode causar confusões que mais atrapalham do que ajudam. Saber como acelerar o metabolismo será fundamental, pois isso realmente contribui bastante para que melhores resultados aconteçam para as pessoas que desejam melhorar a saúde e a aparência do corpo.

Os homens possuem geneticamente um metabolismo mais acelerado do que as mulheres, mas ambos precisam criar hábitos que façam com que essa velocidade seja maior para queimar calorias. Como não é possível controlar o gênero sexual que nascemos, é importante aplicar maneiras que fazem com que nosso corpo se mantenha saudável. Se sua aparência melhorar, bom, encare isso como um bônus por adquirir hábitos positivos.

Mesmo em repouso nosso corpo constantemente queima calorias, sendo que essa taxa é maior conforme a definição muscular. Um quilo de músculo elimina utiliza cerca de 6 calorias por dias, enquanto um quilo de gordura usa apenas 2 calorias diárias. Dessa forma, a musculação se torna importante para definir o corpo, e também para aumentar os músculos e consequentemente manter o metabolismo funcionando em alta velocidade, sendo que exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou natação podem causar o mesmo efeito ao organismo.

O corpo também necessita de água para processar as calorias e, assim, quando você estiver desidratado o metabolismo fica mais lento, o que acontece gradualmente conforme você não ingere líquidos saudáveis. Um estudo concluiu que adultos que bebiam cerca de 8 copos de água por dia queimavam mais calorias do que os que ingeriam menos do que 4 copos. Além de substituir bebidas como refrigerantes pela água, comer frutas como maçã também ajudam a hidratar o organismo.

É importante não deixar o organismo “descansar”, pois o metabolismo fica lento entre refeições e, assim, é preciso fazer uma pequena refeição ou lanche a cada 3 a 4 horas. Isso ainda ajuda você a não exagerar na hora do almoço ou jantar. Dê preferência para alimentos temperados com pimenta, por exemplo, que elevam o trabalho do metabolismo. As proteínas também são aliadas, especialmente quando sua fonte for magra como carnes de frango ou peixe.

Fonte:  

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.