Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 29 de Março de 2024 - 03:32

Bem-estar

Saiba como ter uma adolescência saudável

Adolescência Saudável | 00/00/0000 00h 00min

A saúde do adolescente tem como características as ações e o enfoque preventivo e educativo dirigido a todos os jovens entre 10 a 19 anos. Nesta dica abordaremos três aspectos importantes para uma adolescência saudável:

Saúde bucal:

Cuidar dos dentes não é só uma questão de beleza. Eles são fundamentais para a saúde geral do corpo. Antes de escová-los, passe o fio dental delicadamente entre eles; escolha uma escova de cerdas macias para não machucar a gengiva; não é necessário usar muita pasta de dente, o mais importante é escovar de forma correta. Com os dentes limpos, escove também a língua; fazendo isso após as refeições e, principalmente, antes de dormir, sua boca estará livre de cáries e de problemas na gengiva.

Alimentação:

Para ser saudável, a alimentação precisa ser saborosa, colorida, acessível e equilibrada em termos de nutrientes. Estes são os dez passos para uma alimentação saudável:

1. aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras;

2. coma feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo quatro vezes por semana;

3. reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carne com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos;

4. reduza o consumo de sal;

5. faça pelo menos três refeições e um lanche por dia;

6. reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar;

7. reduza o consumo de refrigerantes;

8. aprecie a sua refeição, coma devagar;

9. mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis;

10. seja ativo! Movimentes-se para ser feliz!

 

Acne:

Os hormônios fazem o corpo produzir um pouco mais de gorduras, que se acumulam e tampam os poros da pele, provocando o aparecimento de cravos e espinhas. Você não deve espremê-los, pois podem inflamar e deixar marcas na pele. Para cada tipo de acne há um tratamento. Procure um dermatologista e ele vai indicar o mais apropriado para o seu caso, mas não tenha pressa, pois um bom tratamento costuma demorar uns três meses para mostrar os resultados. De qualquer forma, ter uma alimentação saudável e balanceada ajudará muito a saúde de sua pele.

 

IMPORTANTE

Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.