Bem Vindo à Agência da Saúde - 03 de Dezembro de 2020 - 09:59

Bem-estar

Síndrome do Intestino Irritável afeta grande parte da população

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

A Síndrome do Intestino Irritável é um problema de desconforto digestivo em todo o mundo. O problema, que é definido como gastrointestinal crônico, periódico ou em episódios, causa dor, cansaço, nervosismo e inchaço da barriga, além de afetar seriamente o dia a dia dos pacientes.  Os sintomas da síndrome variam entre diarréia, acidez de estômago e prisão de ventre. 
 
Durante os últimos 50 anos, o número de casos da Síndrome do Intestino Irritável vem aumentando, principalmente em países ocidentais e em desenvolvimento. Mais de 80% dos casos têm como precedentes mudanças nos hábitos alimentares, refeições excessivas ou estresse em casa e no trabalho. Atualmente, a síndrome afeta quase um quarto da população mundial, cerca de um bilhão de pessoas.
 
A síndrome causa desconfortos significativos e é responsável por uma baixa na qualidade de vida. A estimativa é que 25% da população sofram com os sintomas, mas um grande número de pesquisas tem sido conduzido para se tentar conhecer o número exato de pessoas atingidas pela síndrome. De acordo com a Organização Mundial de Gastroenterologia, 90% dos pacientes não buscam cuidados médicos.
 
De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, uma dieta desequilibrada, apressada ou pulando refeições, além de um estilo de vida não saudável, pode contribuir com as desordens digestivas. A nutrição faz parte integral da saúde como um todo e o consumo diário de probióticos realizam papel muito importante na saúde digestiva.
 
 
Recomendações nutricionais
Para quem quer manter a boa saúde do intestino, algumas recomendações nutricionais ajudam a prevenir a Síndrome do Intestino Irritável:
 
  • Aumente a ingestão de líquidos. 
  • Tenha uma dieta que inclui alimentos com propriedades probióticas comprovadas. 
  • Coma pequenas porções e de forma mais frequente: cinco refeições reduzidas em vez de duas ou três refeições grandes por dia. 
  • Coma cinco porções de frutas, legumes e grãos.
  • Aumente a ingestão de peixe.
  • Limite a ingestão de comidas produtoras de gases.
  • Limite o consumo de comidas gordurosas.
  • Evite bebidas com cafeína, álcool e refrigerantes.
  • Evite bebidas alcoólicas.
  • Coma lentamente e mastigue a comida completamente.
  • Evite sorbitol, encontrado nos adoçantes dietéticos, e frutose.
  • Eduque seu intestino: nunca deixar de ir ao banheiro quando você sentir necessidade.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

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