Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 14:13

Bem-estar

Sinusites é uma doença que exige cuidados

Saúde | 00/00/0000 00h 00min

Estima-se que de 0,5% a 5% das Infecções de Vias Aéreas Superiores – IVAS, compliquem com Sinusite, que é uma inflamação da mucosa dos seios da face, que são estruturas que permitem diminuir o peso da cabeça sobre o pescoço. Os fatores predisponentes para as Sinusites são desvio do septo nasal, hipertrofias de adenóides e de corretor nasais, Rinite alérgica, corpo estranho no nariz, tumor, alergias, traumas, gripes e resfriados, além de imunossupressão, diabetes e uso de corticóides prolongado.   
 
A Sinusite é aguda quando tem evolução de até três semanas e crônica se acima de três meses.  Os sinais mais prevalentes são cefaléias, dor facial, tosse que piora à noite ao deitar, pressão na face, rinorreia, odor fértido nasal e halitose (Sinusite crônica) e febre nem sempre presente. O diagnóstico é clínico, radiológico e com exame nasal. Nem toda Sinusite é bacteriana. Por ser também por fungos, vírus e alérgica. Cada Sinusite pode e deve ser tratada e pode se falar em cura, sendo o médico otorrinolaringologista responsável pelo diagnóstico e tratamento. 
 
O principal exame é feito com fibra óptica – nasofibroscopia. Não se recomenda descongestionantes sistêmicos nas Sinusites, pois diminuem o aporte (chegada) do antibiótico aos seios da face. Recomendam-se nebulizações com soro fisiológico e nunca com água destilada para a limpeza interna dos seios paranasais. Devem ser tratadas sempre as causas ou os fatores predisponentes das Sinusopatias, pois assim se evitará a recidiva após o tratamento e as complicações – abscessos e meningites e alterações orbitárias.
 
 
Dr. Felippe A. B. Aguiar
CRM 3321/MT
Especialista em Otorrinolaringologia.
Residência Médica no HSE, do Rio de Janeiro no período de 1993 a 1996
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.