Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 13:34

Bem-estar

Tenha uma boa noite de sono que a sua saúde agradece

Sono | 00/00/0000 00h 00min

Estudos mostram que uma pessoa passa em média um terço da vida dormindo e que esse processo é essencial para o bem-estar do ser humano, mantendo-o saudável e com mais qualidade de vida. O processo do sono é regido por um relógio biológico ajustado em um ciclo de 24 horas. Os ponteiros desse mecanismo são moldados geneticamente e sua sincronia depende de fatores externos como iluminação, ruídos, odores, hábitos, vida social, dentre outros. Além disso, a escolha do colchão e do travesseiro é de fundamental importância para se ter um sono tranquilo.  

Uma noite bem dormida evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio, produzido pelas glândulas supra-renais, é liberado em situações de estresse e contribui para aquele insuportável mau humor depois de noites sem dormir. O sono interfere na regulação térmica do cérebro, função essencial para o bom funcionamento dos mecanismos de memória e da vida psíquica. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento são liberados durante o sono.
 
Os colchões e travesseiros são determinantes na qualidade do sono. Se esses dois acessórios não estiverem de acordo com o seu biótipo ou se estiverem danificados por tempo de uso ou má qualidade, mesmo que você tenha todas as condições para dormir bem, provavelmente não dormirá. Portanto, se você quiser ter uma boa noite de sono, não poupe esforços ao adquirir essas duas peças tão importantes para uma noite tranquila.  
 
Escolher um colchão bom fará toda a diferença na hora de dormir. Mas afinal como escolher um colchão? Primeiro procure lembrar o tipo de colchão que você já dormiu e gostou. Se era de espuma, mola ou caixa ortopédica (tipos mais comuns). Dê preferência ao modelo e tipo que você mais se adapta. Todo colchão deve exercer uma função ortopédica para seu usuário. Para isso ocorrer, precisamos combinar o colchão com o biotipo do usuário. Existem modelos que são polivalentes, ou seja, são ortopédicos para qualquer biotipo de usuário, porém é preciso consultar uma loja especializada. 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.