Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 19 de Abril de 2024 - 22:26

Bem-estar

Ter o sorriso saudável não é só uma questão estética

Saúde bucal | 00/00/0000 00h 00min

A higiene bucal inclui os cuidados diários com os dentes, gengivas e bochechas, visando a prevenir doenças tais como as cáries, gengivites, periodontites, dentre outras. O procedimento de limpeza da cavidade oral deve necessariamente incluir a escovação após as principais refeições, além do uso do fio dental para remover partículas de alimentos que possam estar alojadas entre os dentes. O uso de enxaguantes bucais é também recomendado, a fim de remover bactérias nocivas que possam ter resistido à escovação, em especial nas áreas não atingidas pela escova.
 
Para além do notável aspecto estético, a correta higiene bucal pode auxiliar na saúde global do organismo. De acordo com estudos recentes, a presença de gengivites ou periodontites podem estar associadas a doenças cardíacas e outras complicações sérias. A explicação é que a gengiva enferma acaba apresentando lesões com sangramentos, por meio das quais micro-organismo da flora oral penetram continuamente na corrente sanguínea. Muitos desses organismos microscópicos são patógenos, ou sejam, potencialmente prejudiciais à saúde humana.
 
Deste modo, é importante consultar o dentista com regularidade de, no mínimo, seis meses, ou sempre que for notada alguma alteração na integralidade da boca.

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.