Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 22:33

Bem-estar

Trabalho noturno pode provocar doenças

Trabalho noturno | 00/00/0000 00h 00min

Os trabalhadores que desenvolvem as suas atividades no horário noturno devem ter cuidados redobrados com a saúde, pois podem surgir, com o tempo, várias doenças causadas pelo trabalho extenuante. Ao efetuar as tarefas no turno da noite, o trabalhador gera o costume de descansar pouco em virtude de dormir durante o dia e se manter alerta no horário da noite e da madrugada. 
 
Esse fato também gera desregulação na produção de hormônios melatonina e cortisol; das as citocinas inflamatórias salivares e demais substâncias no corpo do trabalhador, expondo o indivíduo ao processo de desenvolvimento de doenças, como problemas cardiovasculares, insônia, gastrintestinais e transtornos mentais.
 
O trabalho noturno é necessário em alguns setores profissionais, mas, apesar da demanda deste horário de dedicação profissional, as empresas precisam alternar os turnos e os dias de trabalho. Ao trabalhar à noite perante iluminação artificial, o hormônio melatonina gera menor nível de secreção, alterando os ritmos biológicos, incluindo a regulação natural do sono.
 
Ao dormir durante o dia, o trabalhador poderia dormir por 7 ou 8 horas, mas o profissional acaba acordando antes, pois a “configuração” original biológica do corpo envia sinais para o cérebro avisando que não era para ele estar dormindo de dia.
As condições e o ambiente do trabalho noturno são outros dois agravantes. Trabalhadores que trabalham em ambientes quentes, com muito ruído, odor e expostos a substâncias químicas possuem maior probabilidade de ficarem doentes e inutilizados para o trabalho.
 
Outro fator agravante é o do nível de remuneração para cada setor profissional. Quando o trabalhador trabalha muito à noite, descansa pouco durante ao dia, exerce suas tarefas num ambiente não propício, e ainda não é valorizado financeiramente e profissionalmente na empresa, ele corre o risco de se sentir inferior aos demais funcionários ou demais setores da empresa, fator que pode gerar problemas psicológicos.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.