Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 17 de Abril de 2024 - 23:52

Estética

Acne - Dicas de como controlar!

Estética | 15/11/2016 14h 29min

A acne vulgar é uma afecção cutânea crônica, universal, multifatorial relacionada à produção excessiva de sebo. É uma doença da unidade pilossebácea (composta pelo folículo piloso e pela glândula sebácea), afetando normalmente áreas onde estas são maiores e mais numerosas (ANA LÚCIA, 2003; GOMES, R.K.; GABRIEL, M., 2009; SIMONE PIRES, 2014).

Embora a acne não esteja associada a situações de morbidade severa os impactos psicossociais são habituais a perda de auto-estima e rejeição social, elevada prevalência de ideação suicida adolescente e difícil adesão terapêutica. Embora a acne não esteja associada a situações de morbidade severa, incapacidade física ou mortalidade, tem significativas repercussões físicas (cicatrizes), psicológicas (baixa autoestima, inibição social, depressão e ansiedade) e sociais (desemprego), que poderão ser minimizadas com um tratamento precoce e adequado (AMÉRICO FIGUEIREDO, 2010; SILVA, A.M.F.; COSTA, F.P.; MOREIRA, M., 2014).

A pele é um órgão exposto e todas as disfunções que o acomete são visíveis, e por menor que seja pode ser perceptível, o que incomoda, gera críticas ou elogio e por isso queremos que esse órgão seja impecável, afinal de contas é nosso “cartão de visita”. Ainda gira um mito na sociedade onde a acne é falta de higiene, coisa de gente que não lava o rosto, porém isso não é verdade, é muito além disso, claro que temos diversos tipos de acne (acne oriunda de cosmético, maquiagem utilizado veículos errados, entre outras variações), porém a maioria é de causa hormonal e o que se deve ter consciência é que a acne é uma doença e precisa ser levada a sério e tratada. A população por sua vez entender e parar de julgar.

Foi feito um estudo que mostrou que 60% dos jovens com acne sofre rejeição social, o que gera consequências como frustração, isolamento, depressão, baixa autoestima, ansiedade, entre outros. Acredito que o ponto chave é a conscientização geral, mas focando no cliente e em nós esteticistas devemos orientar nosso cliente que acne tem cura, tem controle, é preciso ter paciência, seguir o tratamento como se deve que tudo ficará bem. Observe também o grau que se encontra essa retração do paciente, para se necessário encaminhar para o psicólogo também.

É importante também que as pessoas assim que notar o surgimento da acne procure orientação de um dermatologista ou de um esteticista, dessa forma os resultados serão bem melhores e os riscos de cicatrizes de acne diminui. Os esteticistas podem atuar na acne comedogênica, pustulosa e no controle da oleosidade, então deve-se analisar a pele para avaliar o grau da acne, porque uma terapêutica associada tratamento dermatológico (com antibióticos, e outras procedimentos que trate o interno) e tratamento estético (limpeza de pele, controle de oleosidade, entre outros… tratando o externo) o resultado é muito melhor.

 

Estética Jéssica Pereira (66) 99934-9285

Fonte:   http://www.prosadeumaesteticista.net/acne-e-seu-im

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.