Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 16 de Abril de 2024 - 08:34

Estética

Aromaterapia: arte milenar muito usada nos dias atuais

Aromaterapia | 15/12/2014 12h 44min

Os óleos essenciais têm sido reconhecidos há mais de 5.000 anos por suas propriedades curativas, preventivas, reanimadoras, energéticas e de limpeza. Sua origem é histórica, é complexa, mas estudos comprovam a utilização dos óleos essenciais na: China milenar; Egito; Grécia; Arábia; Índia e Tibete. Estes povos utilizavam nas práticas religiosas, médicas e sociais.

Os primeiros a descobrir os extraordinários poderes medicinais dessas substâncias foram os chineses. Mas somente os egípcios, ficaram mais conhecidos nessa prática, isso se deve ao fato de que eles conheceram e exploraram mais a fundo as propriedades das substâncias naturais das plantas.
 
Atualmente esta Ciência complementa com sucesso mecanismos usados para restaurar o equilíbrio da vida moderna. O estresse, a poluição os estilos de vida agitados, mas sedentários, todos estes fatores tem efeitos adversos sobre nosso  Ser total. Esta arte aproveita as puras e fortes substâncias naturais das plantas, flores e resinas aromáticas, para trabalhar sobre os mais poderosos sentidos, - o olfato e o toque, restaurando a harmonia entre: Corpo-Mente e Espírito. 
 
O óleo essencial é a “Alma da Planta”, as mais nobres substâncias naturais presentes nelas. Cada óleo essencial tem características físicas e químicas diferenciadas, compostos por notas aromáticas também diferentes. Na massagem os óleos essenciais são diluídos (prepara-se uma sinergia) em óleos vegetais também 100% puros indicados para pele.
 
Utilização dos Óleos Essenciais:
Inalação;
Massagem terapêutica;
Vaporizadores;
Aromatizadores;
Banhos: banheira, ofurô ou chuveiro;
Escalda-pés;
Banho de mãos;
Sauna;
Hidromassagens;
Sachês e Pot-pouri;
Umidificadores;
Emanação de travesseiro
 
PRECAUÇÕES
Nunca substituir tratamentos médicos, fisioterápicos e psicoterápicos por óleos essenciais.
Ter cuidados especiais com crianças, gestantes e idosos;
Uso durante gravidez, e crianças e bebês somente com  acompanhamento de profissional qualificado.
Cuidado com os olhos.
Usar puro na pele somente quando indicado, fazer teste de sensibilidade.
Os óleos essenciais são solventes e inflamáveis, mantê-los longe do fogo.
No caso de hipertensão, hipotensão e epilepsia só fazer uso dos óleos essenciais com acompanhamento de profissional qualificado.
Não usar antes de exposição ao sol os óleos cítricos.
Não usá-los por mais de quatro semanas seguidas, sempre dar intervalo de no mínimo duas semanas
 
O AROMA
Nada é mais marcante do que um cheiro. Um aroma pode ser inesperado, momentâneo e fugaz e, mesmo assim marcar para sempre um instante em nossa vida. Os odores explodem suavemente em nossa memória, como minas poderosas, escondidas sob a massa espessa de muitos anos de experiências. Basta percebermos um aroma, as lembranças afloram, e sentimos emoções.
                                                                                  
Diana D’arc
Aromaterapia
 

Fonte:   -

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.