Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 18 de Abril de 2024 - 21:35

Estética

Como evitar varizes na menopausa

Prevenção | 21/06/2019 08h 23min

Quando a menstruação não acontece mais, muitas mudanças hormonais ocorrem no organismo da mulher, e isso, pode levar ao surgimento daquelas veias saltadas incômodas nas pernas: as varizes! Se você ainda não entrou na menopausa, é certo de que um dia irá entrar. Quer saber como evitá-las nessa fase? Leia nossas dicas!

A menopausa ocorre em um momento da vida da mulher em que ela já atingiu uma idade mais avançada e isso já justifica o aumento das varizes. O envelhecimento é um dos fatores de risco para o problema, assim como o ganho de peso, que é comum com o passar dos anos e com as alterações hormonais que caracterizam a menopausa. 

 

MENOPAUSA DEVE SER SINAL DE ALERTA PARA BUSCAR TRATAMENTO

Quando as mulheres envelhecem, há um aumento natural do desenvolvimento de veias varicosas. Por isso há mais varizes quando a mulher entra na menopausa. Ter consciência da relação entre menopausa e varizes é essencial para que a mulher, ao chegar nesta fase, possa se prevenir buscando o quanto antes um especialista que recomende o tratamento adequado.

 

As veias varicosas podem aparecer em qualquer fase da vida e não somente na menopausa. No entanto, o aumento da quantidade das varizes no período da menopausa resulta em um aumento de suas complicações. Portanto, é essencial desde sempre ter os cuidados necessários para diminuir as chances delas aparecerem ou serem mais graves no futuro.

 

 

CUIDADOS PARA PREVENIR E TRATAR VARIZES DEVEM SER AINDA MAIORES APÓS A MENOPAUSA

Os cuidados que se deve ter ao longo da vida na tentativa de prevenir as varizes estão associados a hábitos de vida saudáveis. O sobrepeso e o sedentarismo são fatores muito relevantes para o desenvolvimento do problema, então buscar ter sempre uma alimentação balanceada e prática regular de exercícios físicos será de grande ajuda. O uso de meias de compressão também é muito indicado, principalmente para quem tem maior tendência às varizes.

Quando a mulher chega à menopausa, a atenção com esses cuidados deve ser ainda maior do que o normal. Evitar fumar e beber álcool apenas moderadamente também é fundamental para diminuir as chances de sofrer com as varizes. Caso elas já sejam uma realidade para você, o tratamento medicamentoso também pode ser indicado por um médico. Os remédios atuam melhorando a circulação, o que melhora também o tônus venoso.

Fonte:   Redação/Cuidados pela Vida

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.