Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bem Vindo à Agência da Saúde - 28 de Março de 2024 - 12:54

Estética

Como manter o peso após o emagrecimento

Emagrecimento | 11/02/2015 12h 55min

Como evitar de ganhar peso após ter emagrecido com uma dieta? Um estudo recente publicado na revista BMJ foi realizado para avaliar condutas visando a manutenção de peso em pacientes obesos que emagreceram. Tratou-se de uma análise incluindo 45 diferentesensaios clínicos envolvendo 7.788 pacientes.
 
As intervenções comportamentais no consumo alimentar e na atividade física, resultaram uma diferenças de peso de -1,56kg na recuperação do peso após emagrecimento, se comparados com pacientes controle (que não receberam intervenções comportamentais) após 12 meses.
 
A combinação do uso do medicamento orlistat (Xenical ®) com intervenções comportamentais gerou uma diferença na recuperação de peso de -1,80 kg (no caso, a comparação foi feita com pacientes que receberam um placebo). Entretanto, o orlistat gerou maior nível de eventos adversos abdominais.
 
Além disso, houve uma relação dose resposta, sendo que o uso de 120mg de orlistat 3 x ao dia gerou uma  melhor manutenção do peso, se comparado com doses de 60 e 30mg 3 x ao dia.
 
Portanto, a atividade física e a dieta geraram benefícios pequenos, porém importantes na manutenção do peso após emagrecimento. O suporte farmacológico com orlistat  120 mg três vezes ao dia também mostra pequenos, porém significativos benefícios na manutenção da perda do peso após emagrecer.
 

Fonte:   -Maria da Paz Sabino

Veja também

Guia da Saúde

Encontre um profisional de saúde pela especialidade, nome ou cidade.